Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 27 de Maio de 2008 às 16:33
Por: Justina Fiori

    Imprimir


O governo do Estado e a empresa Alibem assinaram hoje (27.05) protocolo de intenções para implantação de um frigorífico em Rondonópolis (210 km ao Sul de Cuiabá) com capacidade para abate de 2,4 mil suínos/dia. Os investimentos iniciais são de R$ 85 milhões, que serão aplicados na reforma e ampliação do antigo frigorífico Agra, já instalado em Rondonópolis. Numa segunda etapa, a empresa vai investir R$ 315 milhões para ampliar a capacidade de abate para 4 mil suínos/dia. Com isso, serão gerados 2,9 mil empregos diretos em quatro anos.

O diretor-geral da empresa, Carlos Lee, explica que a empresa se interessou em investir em Rondonópolis depois de conhecer o clima da região, a grande oferta de matéria-prima para alimentação dos suínos e os baixos preços das terras. Outro ponto que atraiu os interesses da empresa foi o programa de incentivos do governo do Estado, que prevê redução de 76% do ICMS.

A empresa, com sede em Porto Alegre (RS), deve começar o projeto de construção logo após a aprovação do EIA/Rima e a captação de recursos nacionais e internacionais. O diretor-geral não quis especificar quais as linhas de recursos que devem ser buscadas pela empresa, mas garante que as obras de ampliação e construção desta primeira etapa do novo frigorífico devem ficar prontas até o final de 2010.

O presidente da Acrismat (Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso), Luís Salles, explica que a empresa vai manter os fornecedores de suínos do antigo frigorífico Agra. Além disso, vai manter granjas próprias para garantir a utilização da capacidade total de abate dos animais.

O prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti, comemorou a instalação da nova empresa e a geração dos novos empregos. Segundo ele, Rondonópolis tem como se transformar em um novo pólo de produção de suínos de Mato Grosso.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179791/visualizar/