Cinqüenta e cinco municípios de MT aderem ao Projovem Adolescente
Cinqüenta e cinco municípios de Mato Grosso aderiram ao Projovem Adolescente, um programa do Governo Federal voltado a rapazes e moças de 15 a 17 anos integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família ou que sejam atendidos por outros programas sociais. O prazo para a adesão eletrônica encerrou na última esta sexta-feira (23.05), e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) acompanhou este processo, desde o cumprimento de todos os critérios estipulados para a execução do novo formato do programa até a adesão feita por meio do portal SUASWEB.
Agora a próxima fase já é a implantação do Projovem Adolescente nessas localidades, que a partir de junho começam a receber recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para trabalhar com este segmento. Através do projeto será possível reintegrar esses jovens ao processo educacional, promover qualificação profissional e fazer com que eles tenham acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer.
Segundo a responsável pela Coordenadoria Geral de Assistência Social da Setecs, Leice Lucas de Miranda Vitória, o Governo do Estado também irá auxiliar neste processo de implantação. “Essas cidades já estão elegíveis ao programa e irão receber recursos de acordo com número de coletivo do Projovem Adolescente, definido como um grupo composto de 20 a 25 jovens, podendo chegar a um máximo de 30. O valor de referência do Piso Variável Básico será de R$ 1.256,25 para cada coletivo”, destacou.
O ProJovem Adolescente – que é a reformulação do Projeto Agente Jovem do MDS – atenderá em todo o Brasil 2.823 municípios, que estão habilitados para aderir ao programa. Das quase 500 mil vagas do programa ofertadas para todas as regiões do Brasil, o Ministério oferece 25.975 para o Centro-oeste.
Comentários