Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Maio de 2008 às 10:18

    Imprimir


Uma oportunidade de levar ao público mato-grossense a verdadeira origem da Suprema Corte. Esta foi a avaliação do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargado Paulo Inácio Dias Lessa durante a abertura da exposição fotográfica "Supremo Tribunal Federal em Cuiabá", na noite desta segunda-feira (26/05) na Escola dos Servidores do Poder Judiciário. Como anfitrião da exposição que durará um mês, o desembargador recebeu o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes no evento, lembrando que o conhecimento fundamental sobre a atuação do Poder Judiciário brasileiro, sua estrutura, memória e realizações vem ao encontro dos objetivos traçados pela atua gestão, de criar um novo momento para o Judiciário estadual.

O ministro ressaltou que a intenção é divulgar aspectos da Corte Maior Brasileira aos cidadãos que, mesmo impossibilitados de conhecê-la pessoalmente, aprenderam a respeitá-la. "Em quase dois séculos de atuação judiciosa e independente, o Supremo tem se mostrado o sustentáculo do Estado de Direito e das garantias fundamentais pátrias. É corte que fomenta e assegura a estabilidade das instituições e do regime democrático", sublinhou o ministro. Ele ressaltou ainda que para o cidadão, o STF vem a ser a própria representação da legalidade, da ordem institucional que influencia diretamente o dia-a-dia da população.

"O olhar documental da mostra, com o interior do prédio, flagrante das atividades cotidianas, seus ministros, equipe de servidores, proporcionam, sobremaneira, maior proximidade entre Justiça e cidadãos", enfocou o presidente do Tribunal de Justiça. O desembargador frisou ainda que a mostra tem caráter educativo e oferece uma maior interação entre magistratura e jurisdicionados. O ministro explicou que a exposição "STF em Cuiabá", faz parte de um esforço que tem sido feito para tornar mais acessível, a um número maior de pessoas, tudo o que diz respeito à atuação da Corte Suprema do País, desde os julgamentos mostrados em tempo real pela TV Justiça até o cotidiano das atividades dos ministros e servidores da instituição.

Quem visitou a mostra ainda na noite de ontem, pôde conferir uma mistura entre a história do Judiciário Brasileiro e a cultura mato-grossense. Na solenidade, a cultura local foi retratada por meio da música instrumental, da viola de cocho e da dança, símbolos de Mato Grosso.

Para o escritor e integrante da Academia Mato-grossense de Letras, Moises Martins, até mesmo o espaço em que a exposição foi ambientada, na sede da Escola dos Servidores do Judiciário, reflete a interação entre o Estado e a Corte Maior. "Além de todo o aparato e a localização da exposição em um prédio voltado para o nosso clima, a mostra é uma forma de abrir as portas do Judiciário para a comunidade. A Justiça é ornada com a cultura. E uma mostra como essa é uma iniciativa brilhante", ressaltou o escritor.

Participaram da solenidade o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, o presidente da OAB/MT, Francisco Faiad, a defensora pública Estadual, Karol Rotini, o ex-governador Garcia Neto, o diretor do Foro Federal, juiz federal José Pires da Cunha, conselheiro do TCE, Antônio Joaquim, procurador-geral do Estado, João Virgílio do Nascimento, desembargadores, juízes, advogados, promotores de justiça, reitores de faculdade de direito, autoridades estaduais e municipais.

Visitas - A partir de hoje (27/05) o cidadão que quiser conhecer um pouco da história do Bicentenário do Poder Judiciário Independente Brasileiro poderá conferir a mostra na Escola do Servidor localizada na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A exposição "STF em Cuiabá" ficará a disposição do público até o dia 27 de junho, nos horários de 13 às 19 horas de segunda a sexta-feira.

Universidades e instituições de ensino podem agendar visitas guiadas. A exposição é composta por 10 painéis e cinco quadros que retratam a história da Corte Suprema. Os painéis têm 2,5 metros de altura por 1,8 metros de largura. Além de fotos do STF em Brasília, há o esboço do projeto arquitetônico do Supremo Tribunal Federal de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer.





Fonte: TJMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179842/visualizar/