Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Junho de 2013 às 09:31

    Imprimir


O acesso à alimentação escolar de boa qualidade é um direito constitucional e uma das prioridades do Município de Tangara da Serra. Os alimentos oferecidos nas escolas municipais compõem cardápios balanceados que atendem e/ou superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


 
 
Alguns dos alimentos oferecidos nas escolas municipais são produzidos por agricultores familiares do nosso município, como abobrinha, alface, cebolinha, laranja, banana, poncã, melancia, mamão dentre outros. A inclusão destes produtos da agricultura familiar na alimentação escolar aumenta muito seu valor nutritivo e incentiva o consumo de alimentos saudáveis, fomentando também a economia local.
 


 
De acordo com a nutricionista Adriani Martins do Nascimento, o adequado crescimento e desenvolvimento biopsicomotor dos alunos depende de nutrientes encontrados em alimentos que se originam de água doce ou salgada. O pescado é fonte de ômegas 3, 6 e 9. É também rico em nutrientes e sais minerais tais como ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo etc..., e em vitaminas A, E, D, B2, B3, B12 e ácido fólico, fundamentais para o bom funcionamento o corpo. Mesmo sabendo dessas propriedades nutritivas, grande parte dos brasileiros ainda não tem como hábito incluir o peixe no cardápio de refeições. Dados da última pesquisa realizada pelo IBGE indicam que cada brasileiro consome, em média, 7Kg de peixe por ano, bem abaixo dos 12kg recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
 


 
De acordo com as Nutricionistas responsáveis, pela merenda escolar do Município, Adriani Martins do Nascimento e Marina Senem de Araújo, a introdução do pescado é um avanço, pois mostra o interesse e os investimentos que estão sendo feitos para servir merenda escolar de qualidade a nossas crianças. Além de incentivar a inclusão dos pescados as nutricionistas fazem recomendações direcionadas aos profissionais que atuam diretamente no preparo dos alimentos através de cursos de qualificação.


 
 
Para atender todas as unidades da rede municipal com tantas variedades e com uma alimentação atrativa e balanceada, a Secretaria de Educação possui uma equipe de Coordenação Técnica de Merenda Escolar. São estes profissionais que elaboram os cardápios, verificam quantidades, orientam as compras e preparações dos gêneros alimentícios e também atuam na separação e distribuição da merenda escolar nas escolas da zona urbana, rural e aldeias indígenas atendidas pelo município de Tangará da Serra.


 
 
A escola desempenha importante papel na formação dos hábitos alimentares, visto que é nesse ambiente que uma grande proporção de crianças e adolescentes permanecem por expressivo período de tempo diariamente.
 


 
Todos os gastos referentes à Merenda Escolar são fiscalizados pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), vale ressaltar que o conselho é um órgão deliberativo, fiscalizador e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, Distrito Federal e Municípios, criado para acompanhar e monitorar a utilização dos recursos financeiros transferidos pelo FNDE às Entidades Executoras, bem como zelar pela qualidade da alimentação escolar.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17987/visualizar/