Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Junho de 2013 às 09:24
Por: Luy de Araújo

    Imprimir


Durante um programa jornalístico de uma emissora de rádio do município de Arenápolis, realizado na manhã desta quarta-feira (05.06), foram levantados valores repassados nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2013, para o Hospital e Maternidade “Nossa Senhora de Sant’Ana, do município de Nortelândia, onde já se encontrava fechado.


 
A Secretaria Municipal de Saúde, através da sua titular Norma Firmiano, esclarece que:


 
“Foram realizados repasses mensais no importe de R$ 47.115,00, efetuados, respectivamente, nos dias 08 de janeiro, 18 de fevereiro e 08 de março de 2013, totalizando um valor de R$ 141.345,00. Os repasses mencionados referem-se a AIH’s e valores devidos por procedimentos ambulatoriais/hospitalares que foram realizados e faturados no período em que o Hospital encontrava-se aberto, sendo o valor repassado  legítimo, porque devido em razão de autorizações de internação e procedimentos efetuados. É cediço que o Ministério da Saúde, não efetua os repasses concomitante ao período a que correspondem, ou seja, o mês de janeiro somente é pago no mês de março imediatamente posterior (no caso, 2 meses após findo o período a que se refere), razão porque difere do momento em que lançamos tais débitos e seus respectivos pagamentos no sistema, posto que necessários 3 meses para receber os repasses e somente a partir daí faturar as AIH’s. Esses valores repassados para o Hospital, são referentes às internações e atendimentos realizados em outubro, que são faturados e pagos em janeiro; novembro, que são faturados e pagos em fevereiro e dezembro, que são faturados e pagos em março.



No total são 52 AIH’s dos municípios de Nortelândia, Alto Paraguai, Nova Marilândia, Nova Maringá, Arenápolis e Santo Afonso. Um exemplo: Se realizamos 100 atendimentos, logo, não podemos lançar as 100 no sistema, sendo que as 48 restante só podemos lançar no mês seguinte. Outro exemplo: Se temos 10 AIH’s de um município, e fizemos 5 atendimentos, só iremos receber pelos 5 atendimentos realizados. A AIH é uma autorização para realizar o procedimento. Os dados são enviados para o Data-SUS, onde é feita a auditoria para receber os recursos. 



Informamos a população que estamos trabalhando com responsabilidade e zelo com o dinheiro público, apesar dos cortes e atrasos de recursos feitos pelo governo do Estado. Agradecemos a todos os funcionários da Saúde, que não têm medido esforços para atender e levar uma saúde de qualidade para a população.”


 
Feitos esses esclarecimentos, e aproveitando a oportunidade para informar à população de Nortelândia e Região que o Hospital Nossa Senhora Sant’Ana será reaberto em no máximo 30 dias passando a ser administrado por uma Associação Filantrópica sediada no Município de Denise.




Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17988/visualizar/