Brasileiros emitiram 5,6% mais cheques sem fundos em abril
A inadimplência com cheques registrou incremento de 5,6% em abril, frente ao mesmo mês de 2007. A informação foi divulgada pela Serasa.
No quarto mês de 2008, o indicador de folhas sem fundos atingiu 20,9 a cada mil compensações (114,12 milhões de cheques compensados e 2,38 milhões de devolvidos). Já em abril do ano passado, o índice era de 19,8 cheques devolvidos por mil compensados.
Considerando os quatro primeiros meses do ano, houve recuo de 1% na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado de janeiro a abril deste ano, foram devolvidos 20 cheques para cada mil compensados, enquanto em 2007 esse índice era de 20,2.
Compensações e devoluções
Comparando os resultados de abril de 2008 com o mês anterior, a Serasa aponta aumento de apenas 0,5% no volume de cheques devolvidos. No terceiro mês deste ano, foram devolvidos 20,8 cheques para cada mil, ou seja, houve 117,27 milhões de compensações e 2,44 milhões de devoluções.
Elevação de cheques devolvidos
Para os técnicos da Serasa, a inadimplência com cheques subiu na comparação anual, devido ao aumento da inflação - que reduz a renda disponível para pagamento de dívidas -, e à aceitação de cheques pré-datados em prazos mais longos e sem critérios, por conta da alta do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas operações de crédito.
Comentários