MT terá novo Sistema de Defesa Agropecuária
Representantes do setor produtivo se reuniram na manhã desta terça-feira, para conhecer o Sidagro – Sistema de Defesa Agropecuária. Trata-se de um moderno programa de informática na área de defesa e inspeção que vai facilitar o acesso do produtor rural a todos os serviços prestados pelo Estado nesta área, como retirada de Guia de Transporte Animal (GTA), comunicação de vacina, emissão de documentos, consultas à conta corrente, e até mesmo a visualização da propriedade. O sistema além de agilizar a vida do produtor, dará maior segurança e transparência ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), que terá um banco de dados completo e atualizado.
O produtor, através de uma senha, poderá acessar o programa e realizar a operação desejada do seu próprio computador ou através dos sindicatos rurais e outras entidades representativas.
Para a aquisição e instalação do programa, os fundos como Fabov, Facs, Facual e Fefa,deverão contribuir com o processo. O gerenciamento ficará por conta do Indea. Segundo o presidente do órgão, Décio Coutinho, com este sistema, além da agilidade e facilidade para executar os serviços, o produtor terá a garantia de que todas as informações sobre sua propriedade estarão aportadas num único banco de dados, gerenciado simultaneamente em todas as unidade do Indea no Estado.
O diretor tesoureiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Eduardo Alves Ferreira Neto, destacou que com a implantação deste sistema integrado, o produtor rural além de ganhar tempo, poderá, via internet, acessar importantes informações sobre as normas e legislação vigentes no Estado e no País. Segundo Eduardo, a Famato, através dos fundos constituídos, dará o suporte necessário para a execução deste projeto, até a instalação do sistema “A implantação de um sistema único e integrado é uma antiga reivindicação da Famato junto ao governo do Estado. A burocracia que o produtor enfrenta atualmente para retirar uma GTA por exemplo, vai acabar. Ao invés dele percorrer diversos órgãos para conseguir a guia, ele irá simplesmente acessar o programa e, do seu próprio escritório, emitir o documento”, ressaltou.
A previsão do Indea é de que, a partir de janeiro de 2009, o Estado estará operando exclusivamente através deste programa, que será implantado gradativamente a partir do segundo semestre deste ano e deverá ser concluído em dezembro com a migração dos dados atuais do Instituto para o banco de dados único do programa.
Além da Famato e do Indea, também participaram da reunião, representantes do Sindicato dos Frigoríficos (Sindfrigo), Associação dos Proprietários Rurais (APR), Associação dos Criadores de Zebu (ABCZ), e Fundo de Apoio a Bovinocultura (Fabov).
O Sidagro foi apresentado pelo coordenador do Programa, Sylvio Maggessi, da empresa Infox, com sede em Aracajú-SE.
Comentários