Quem fuma maconha perde dentes mais rápido, diz estudo
Pesquisa científica recente da faculdade de Odontologia da cidade de Dunedin, na Nova Zelândia, mostrou que as pessoas que fumam maconha podem ter doenças bucais e perder os dentes mais rapidamente. De acordo com o estudo publicado no Journal of American Medical Association, quem usa a droga frequentemente tem quatro vezes mais chances de ter doenças na gengiva. E as chances de perder os dentes são duas vezes maiores do que quem não tem esse hábito. A pesquisa contradiz os defensores da idéia de que a maconha não é prejudicial à saúde.
“Virou até clichê dizer que a droga não causa nenhum mal à saúde. Contudo, o estudo mostra que as pessoas que usam maconha têm chances de perder os dentes mesmo que não sejam fumantes de cigarro de tabaco”, diz o dentista Arlindo Aburad, doutor em Patologia Bucal pela USP e presidente da Comissão de Ensino e Pesquisa do Hospital do Câncer de Mato Grosso. Além disso, ele lembra que o uso da maconha aumenta também as chances de a pessoa ter câncer na garganta e no pulmão.
Segundo Aburad, o estudo é importante, principalmente, porque a doença periodontal atinge a maioria das pessoas com mais de 30 anos no mundo todo. “A principal causa dessa doença é a falta de higiene ou a higiene incorreta da boca. Ela começa com a inflamação da gengiva, conhecida como gengivite, que se não for tratada evolui para uma periodontite”, explica. Segundo ele, com o passar dos anos, “os dentes ficam mais resistentes às cáries, mas também mais suscetíveis à doença periodontal”.
Na pesquisa, foram avaliadas 1.015 pessoas acompanhadas desde o nascimento até os 32 anos de idade. Quando os pesquisadores compararam as condições de saúde bucal entre os usuários e não usuários da droga, constataram que eles tinham mais focos de inflamação na boca e menos dentes. “É preciso levar em conta sempre que, em qualquer condição, a melhor forma de prevenir e combater as doenças bucais é com uma higiene satisfatória”, diz Aburad, ao comentar a pesquisa.
Comentários