Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 15 de Maio de 2008 às 19:14
Por: Fernanda Barbosa

    Imprimir


O artista plástico brasileiro Oswaldo Affonso de Mesquita Sampaio Filho, 48 --ou Vado Mesquita, como ele era conhecido-- desapareceu em Londres na véspera da abertura de sua exposição, que estrearia no último dia 8 no Battersea Arts Centre (BAC).

Graduado em arquitetura pela USP (Universidade de São Paulo), ele possuía nacionalidade britânica e vivia no Reino Unido há 17 anos.

Segundo o assessor de imprensa do BAC, Andy Field, Mesquita trabalhava no centro de artes há quatro anos como artista plástico, mas também prestava serviços para o bar do local.

"Não sei se ele foi seqüestrado, mas desconheço razões para que fugisse", afirmou Field em entrevista por telefone à Folha Online de Londres nesta quarta-feira.

O assessor diz ter visto o brasileiro pela última vez na quarta-feira (7), quando ele estava no BAC para os preparativos de sua exposição, que foi adiada após o desaparecimento.

De acordo com Field, a polícia investiga as movimentações bancárias de Mesquita, e afirma que seu cartão de crédito teria sido usado apenas para pagar despesas normais.

Alan Crockford, do departamento de imprensa da Polícia Metropolitana, disse à Folha Online que Mesquita foi visto pela última vez na quarta-feira em frente a um posto dos correios em Lavender Hill, Battersea, às 18h45 (14h45 de Brasília).

Crockford negou-se a dar detalhes sobre o caso para "preservar o curso das investigações".

Segundo ele, ainda não há data marcada para um pronunciamento oficial da polícia.

Desaparecimento

De acordo com Carlos Mellinger, presidente da ABRAS (Associação Brasileira no Reino Unido) --que presta auxílio a brasileiros que vivem no país-- no dia do desaparecimento, Mesquita comprou doces, deixou-os em sua casa para sua mãe, Regina Mesquita, e saiu novamente.

No dia seguinte, ela acordou e percebeu que o filho não havia voltado. "A mãe estranhou que ele dormira fora de casa, pois não costumava fazer isso. A relação entre eles é muito boa", afirmou Mellinger em entrevista por telefone à Folha Online.

Segundo ele, Regina pensou que Mesquita já estivesse no BAC para a exposição, e só notou o desaparecimento quando os funcionários do local disseram que ele não havia comparecido.

Mesquita se preparava para voltar ao Brasil "em breve", segundo Mellinger. "Sua mãe estava em Londres para ajudá-lo na exposição e a fazer as malas. Era muita coisa para empacotar".

A mãe do brasileiro ainda está em Londres, acompanhando o desenrolar do caso.

Segundo Melinger, ela só dará declarações à imprensa depois que a polícia se pronunciar oficialmente.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180516/visualizar/