Vendas de papel ondulado registram queda de 0,7% até abril
As vendas do setor de papelão ondulado, considerado a embalagem das embalagens e por isso um termômetro do aquecimento do comércio, foram de 193,2 mil toneladas em abril, queda 0,4% em relação a abril de 2007 (193,9 mil toneladas).
Segundo a ABPO (Associação Brasileira do Papelão Ondulado), o setor acumula até abril vendas de 735 mil toneladas, com queda de 0,7 % em relação a igual período de 2007 (739,8 mil toneladas).
"As vendas até abril de 2008 continuam aquém das previsões do setor, quando comparadas com igual período do ano passado", afirma Paulo Sérgio Peres, presidente da ABPO.
O setor de papelão ondulado --utilizado para embalagens-- é visto como um termômetro do nível de atividade geral, porque tende a refletir o ritmo de expansão da economia. A oscilação das vendas serve como indício das expectativas dos empresários, o que repercute no ritmo das encomendas e da produção do setor.
Se essa indústria vende menos do que o esperado, por exemplo, o comportamento das vendas pode ser um sinal de que os clientes estão menos otimistas com o futuro dos seus negócios e, portanto, optaram por reduzir o ritmo das encomendas e da produção.
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