Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 14 de Maio de 2008 às 18:39
Por: Andréia Cruz

    Imprimir


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no Congresso Nacional, vetou a aprovação Emenda 171 que acabaria com o monopólio estatal de urânio e permitiria que empresas privadas atuassem na pesquisa e exploração do minério. A PEC foi vetada com apenas um voto de diferença. Do total, 21 parlamentares votaram favor e 22 foram contra a Emenda Constitucional, do deputado Rogério Lisboa (DEM/RJ).

O deputado federal Valtenir pereira (PSB/MT) é contra a entrada de empresas privadas neste setor, pois o Brasil é um dos poucos países do mundo que possuem urânio, e a sua exploração deve ser bastante controlada. "Ao flexibilizar o monopólio, estaremos abrindo as portas para que outros países explorem nossas riquezas minerais. Precisamos ter uma matriz energética diversificada, e nossas indústrias estão a cada dia avançando no enriquecimento de urânio, por isso não devemos permitir que a União perca o controle do produto".

O parlamentar destaca ainda que o mineral é um produto estratégico para o país, assim como o petróleo e o gás natural. "O Brasil é detentor da sexta maior reserva de urânio do mundo e a manutenção do monopólio é uma política de estado e não de governo", completa Valtenir Pereira.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180604/visualizar/