Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 13 de Maio de 2008 às 20:29

    Imprimir


Uma pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) constatou nacionalmente que o tomate, o morango e o alface são os alimentos comercializados que mais apresentaram, em 2007, amostras irregulares em relação a resíduos de agrotóxicos. O documento indica 44,72%, 43,62 e 40%, respectivamente, de resultados insatisfatórios, que incluíam inseticidas, acaricidas e fungicidas.

O resultado foi apresentado pela especialista em regulação da Anvisa, Thelma Inazaki, aos representantes do Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade, que é coordenado pelo Ministério Público do Trabalho em Pernambuco.

Thelma Inazaki explicou que a pesquisa foi realizada pelo Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) e que em alguns Estados do País foram detectados, inclusive, agrotóxicos proibidos no Brasil, que devem ser oriundos de regiões de fronteira. "Vamos apurar os dados de rastreabilidade para que a Polícia Federal tome as medidas necessárias".

Durante a palestra, ela reforçou que todo o trabalho de controle dos agrotóxicos depende da formação de parcerias com os setores dos Ministérios Públicos do Trabalho e Estadual, dos produtores, da área de saúde do trabalhador, da colheita, estocagem e distribuição dos produtos. "É uma atividade de articulação de toda a cadeia de produção dos alimentos".

Atualmente são nove culturas avaliadas na maioria dos Estados brasileiros, incluindo Pernambuco. São elas, alface, banana, batata, cenoura, laranja, maça, morango e mamão. Este ano, a pesquisa incluirá abacaxi, cebola, pimentão, entre outros alimentos.

Em Pernambuco, de acordo com coordenador do fórum e procurador regional do Trabalho, Pedro Serafim, o controle de agrotóxicos existe desde 2003, com projeto "Parinha". O programa faz exames de rastreabilidade de agrotóxicos a partir de coleta de alimentos hortifrutigranjeiros em supermercados, indo para análise no Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep). A técnica da Anvisa elogiou o trabalho.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180712/visualizar/