Dia das Mães aumenta em 8,2% as vendas do comércio
No fim de semana que abrigou a data do Dia das Mães, as vendas do varejo aumentaram 8,2% em todo o País, na comparação com o período equivalente do ano passado (11 a 13 de maio). Segundo o Indicador Serasa de Atividade do Comércio, as compras de última hora foram as principais responsáveis pela alta nas vendas.
Na semana anterior à data, as vendas também registraram crescimento, de 7,7%, quando comparadas ao ano anterior (07 a 13 de maio de 2007) no País.
Na cidade de São Paulo, o aumento das vendas do comércio no fim de semana do Dia das Mães foi ainda maior que o nacional e registrou um crescimento de 9,2% na atividade econômica do setor no período. Já na semana, de 05 a 11 de maio deste ano, as vendas do comércio cresceram 6% em relação a 2007.
2007
No ano passado, as vendas do comércio aumentaram 10% na semana da data, de 07 a 13 de maio de 2007, em comparação ao período equivalente de 2006, em todo o País.
As vendas para o Dia das Mães de 2007 também foram as melhores desde 2004, quando houve uma alta de 12,1% na semana relativa à data, ante 2003.
No fim de semana (11 a 13 de maio de 2007) as vendas registraram um crescimento de 8,6% quando comparadas a 2006.
Análise
Para os técnicos da Serasa, mesmo não repetindo o desempenho do Dia das Mães de 2007, os indicadores de 2008 mostraram que as vendas foram boas, considerando-se o ano anterior.
As promoções do varejo, em relação aos preços e ao maior parcelamento das vendas, a maior oferta de produtos importados e as melhores condições do consumidor, em termos de emprego e renda, formaram uma combinação que alavancou as vendas no período, de acordo com a análise do órgão.
Comentários