Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 12 de Maio de 2008 às 11:09
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


A qualificação profissional no campo vem mudando a realidade de muitos trabalhadores. O curso de vaqueiro, desenvolvido através do projeto Parceria Rural – Pecuária, não desperta somente o interesse daqueles que sempre atuaram no ramo, a capacitação surge também como uma nova oportunidade para quem visa mudar de profissão. Este é o caso do sorveteiro, Anésio Radigonda, 38 anos, um dos alunos do curso no município de São José do Rio Claro. Proprietário de uma sorveteria e formado em Contabilidade, o comerciante deixou de lado seu próprio negócio e se dedicou durante mais de dez dias a rotina de trabalho na fazenda.

“Foi uma experiência incrível. Eu desconhecia totalmente o trabalho no campo, manejo de gado, montaria em cavalo. O interesse em participar do curso surgiu porque meu sogro tem uma propriedade rural e sempre me incentivou a ajudar na lida. Gostei tanto desta vida que pretendo, futuramente, abandonar a profissão de sorveteiro e partir para essa área”, contou.

Já Anailton Rodrigues Macedo, 18 anos, trabalha há dois anos como vaqueiro, mesmo assim, sentia necessidade de aperfeiçoar o que aprendeu na prática. “O treinamento ensina o modo correto de lidar no campo, com o gado, enfim, ali são repassadas técnicas atuais, que garantem a produtividade de uma fazenda. Vejo que aprendi algo novo, e que fará toda diferença no meu trabalho. O curso só reforçou o gosto que tenho pela profissão”, comentou.

Além de Anésio e Anailton, outros 12 trabalhadores participaram do treinamento no município, realizado na Fazenda Rio Alegre. Na última quinta-feira (08.05) foi o encerramento da capacitação, momento em que cada participante recebeu em mãos o certificado de conclusão das aulas.

“Aqui inicia uma nova fase para esses trabalhadores e o certificado vem para comprovar que são qualificados como vaqueiros. Os pecuaristas hoje já procuram por profissionais que sejam capacitados para a profissão, ou seja, o treinamento faz sim toda a diferença no momento de pleitear uma vaga de emprego, assim como no dia-a-dia de trabalho, quando todo o conteúdo repassado durante o curso será colocado em prática. Vale agora de cada um aplicar essas técnicas e fazer a diferença entre os profissionais da área”, destacou o coordenador do projeto, José de Abreu.

A qualificação inclui aulas práticas e teóricas sobre noções de ética, cidadania, artesanato em couro, manejo de cria, recria, engorda e de curral, castração, vacinação e rastreabilidade. Este ano o treinamento teve seu módulo ampliado, com aulas também de Manejo Racional e Bem Estar do Animal, uma técnica que torna o trabalho do vaqueiro mais seguro e produtivo.

O próximo curso de vaqueiro inicia nesta terça-feira (13.05), no município de Porto Estrela.





Fonte: Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180857/visualizar/