Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 12 de Maio de 2008 às 11:02
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


O número de roubo de veículos na Capital registrou queda de 72% no primeiro quadrimestre deste ano. Em Várzea Grande os roubos caíram 14%. De janeiro a abril de 2008 foram 133 veículos roubados em Cuiabá e 106 na "Cidade Industrial", contra 229 ocorrências em Cuiabá e 121 em Várzea Grande no mesmo período do ano passado. O número de carros recuperados este ano já chegam 232 veículos, entre motocicletas, automóveis, caminhonetas, caminhões e trator.

A redução das ocorrências também atingiu os furtos de veículos, registrando diminuição de 32,4% em Cuiabá nos meses de janeiro a abril de 2008. A exceção foi em Várzea Grande, onde os furtos aumentaram 13,5% em relação ao ano anterior. Conforme a delegacia, o acréscimo se refere a moto. A meta da polícia é reduzir os registros de motos na cidade.

Para o delegado titular da Delegacia de Repressão a Roubo e Furto de Veículos Automotores (DERFVA), Roberto Amorim, os números são significativos e refletem a atuação das polícias Civil, Militar e Rodoviária. Boa parte destes resultados, segundo ele, deve-se ao reforço do policiamento nas ruas, a intensificação do trabalho de fiscalização aos desmanches, as operações policiais que tem inibido a atuação dos bandidos e as prisões de quadrilhas especializadas em roubo de veículos e de cargas. “Os carros tem sido recuperados na íntegra”, afirma o delegado.

Apesar da maioria dos carros roubados ter como destino o desmanche para a venda de peças, uma parte dos veículos, dependendo do período, são roubados para servirem de ferramenta em outros delitos e costumam ser abandonados em menos de 24 horas.

Um veículo é furtado quando o proprietário não está presente e nessa modalidade entram os carros de marcas nacionais. Os preferidos são o Fiat Uno, o Gol e as motocicletas. Já os roubos - a mão armada – acontecem na presença do dono do veículo. Nesse tipo de crime os veículos têm tecnologia sofisticada (trava elétrica, chave codificada, entre outras) e os mais visados são as caminhonetes Hilux, L-200, S-10 e as carretas.





Fonte: PJC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180858/visualizar/