Brasileiro compra carros cada vez mais caros
Categoria dos hatches compactos, que inclui Fox, Corsa e Fiesta, aumentou sua participação no mercado, enquanto a dos carros de entrada, mais baratos, diminuiu.
O valor médio gasto pelo consumidor brasileiro na compra de um automóvel aumentou de R$ 43 mil em 2006 para R$ 50 mil este ano. Para aproveitar melhor a disponibilidade de compra, as montadoras lançam carros mais sofisticados, com itens de conforto e segurança antes disponíveis apenas nos países desenvolvidos ou em modelos de altíssimo luxo.
A melhora da economia do País e da renda da população tem permitido à população pagar mais por um veículo. Há dois anos, os carros populares (com motor 1.0) representavam 56,2% das vendas, participação que hoje é de 50,8%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
No primeiro quadrimestre, enquanto o mercado total de veículos cresceu 35%, as vendas de modelos populares aumentaram 21%. Modelos sedãs cresceram 32%. Já o segmento de utilitários esportivos importados, com preços a partir de R$ 80 mil, aumentou 98%.
Comentários