Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 05 de Junho de 2013 às 08:45

    Imprimir


O bicheiro João Arcanjo Ribeiro recebeu uma nova condenação da Justiça Estadual. Ele, que já cumpre pena em penitenciária de segurança máxima, terá mais 9 anos e 7 meses de reclusão em regime fechado. 

A sentença é da juíza Selma Rosane Santos Arruda da Vara Especializada Contra o Crime Organizado da Comarca de Cuiabá e refere-se a crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa, cometidos pela organização criminosa chefiada por ele em Cuiabá, Cláudia (620 km ao norte de Cuiabá) e Sinop (500 km ao norte de Cuiabá). 

Os crimes de corrupção ativa foram concretizados ao oferecer vantagens ilícitas a membros da Polícia Civil para liberação de comparsas presos, motocicletas apreendidas e ainda para a realização de ação policial em pontos de atuação de bicheiro concorrente. 

Além de Arcanjo, outros sete também foram condenados. Um deles é a delegada Helena Yloise de Miranda Lourenço da Polícia Judiciária Civil. Ela foi condenada à perda do cargo por corrupção passiva. 

Ela foi enquadrada neste crime ao aceitar propina para realizar a já citada ação policial que favorecia Arcanjo. 

Além da perda da função pública, a ela foi imposta reprimendas restritivas de direito, limitação de fim de semana e ainda a prestação de serviços à comunidade. 

O genro de Arcanjo, Geovane Zem Rodrigues, também está no rol dos sentenciados. Ele pegou 7 anos, 3 meses e 10 dias de reclusão em regime semiaberto pelos mesmos crimes que Arcanjo. Conforme consta no processo, Geovane é o herdeiro das ações do grande chefe e mentor. Após a prisão de João Arcanjo, Geovane encarregou-se de continuar chefiando e controlando as atividades ilícitas do grupo. 

Em sua decisão, a magistrada destaca que “a corrupção é um mal que está ligado umbilicalmente ao subdesenvolvimento das nações. Esse crime pode impedir o crescimento de países como o Brasil, a Rússia, a Índia e a China, já que inibe a vinda de investidores externos, graças à falta de credibilidade. O combate à corrupção é crucial para que o Brasil tenha perspectiva de futuro digno”. 

Os outros condenados foram Awanio Moreira da Silva, Silvio Alexandre de Menezes, Agnaldo Gomes de Azevedo, Rene Robert Lima. 

Todos são comandados de Arcanjo e Geovane. A decisão é do dia 31 de maio





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/18096/visualizar/