Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Maio de 2008 às 09:19
Por: Eliana Bess

    Imprimir


Falta de convênio com a União dificulta o desenvolvimento turístico na região de Nobres. Para agilizar as soluções, o prefeito do município, acompanhado de secretários recorreram ao governo do Estado para uma negociação. Em audiência nesta quinta-feira (08.05) com o secretário chefe da Casa Civil Eumar Novacki, foi possível traçar algumas ações, entre elas, uma reunião como o presidente do Incra na próxima semana.

O principal entrave é a regularização dos lotes para 800 assentados da Vila Bom Jesus e Gleba Coqueiral. A área de 50 hectares dispõe de toda infra-estrutura, comércio, escola, posto de saúde mas ninguém tem escritura. “A situação atrapalha os investimentos na expansão do turismo e no desenvolvimento do município que não pode cobrar impostos porque na há documentação”, informou Maria de Lourdes Tavares Fernandes, assessora contábil da prefeitura.

O prefeito de Nobres, Flávio Dalmolin, acrescentou que está pronto o plano de manejo para as trilhas mas depende de uma resposta do Incra, uma vez que a área integra uma matrícula única dentro da União que corresponde a 300 hectares. “Enquanto não for resolvido um convênio entre União, Estado e prefeitura não dá para investir”. Ele lembrou que uma obra orçada em um milhão estava sendo construída no local e foi embargada por uma ação ambiental, sendo que muitas outras obras foram construídas sem problemas.

“O Estado está oferecendo ao Incra sua estrutura para facilitar o trabalho topográfico e o georeferenciamento para avançar a titularização com a finalidade de investimentos na área turística, fator que beneficiará a comunidade”, disse Afonso Dalberto, presidente do Intermat.

O secretário Eumar Novacki pediu agilidade a equipe no sentido de resolver o que compete a cada pasta e adiantou que vai conduzir a discussão junto ao Incra.

Também participaram da reunião, Yuri Bastos Jorge, secretário de Turismo do Estado, Afrânio César Migliari, secretário adjunto de mudanças climáticas da Sema e Ronaldo Pedro S. dos Santos, procurador do Estado.





Fonte: Casa Civil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181016/visualizar/