Ayres Britto assume hoje presidência do TSE
O novo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, 63, toma posse hoje à noite. Ayres Britto ficará no comando do TSE até 2010. Ele sucede o ministro Marco Aurélio Mello. O vice-presidente do tribunal será o ministro Joaquim Barbosa, 53. Britto, Barbosa e Mello são ministros também do STF (Supremo Tribunal Federal).
Apontado como sensível e de espírito poético, Ayres Britto costuma proferir seus votos citando escritores e poetas. Recentemente reagiu à decisão do STF que considerou constitucional o pagamento de menos de um salário mínimo como soldo para aqueles que servem serviço militar obrigatório. Segundo ele, isso seria "sub-mínimo".
Como advogado, Ayres Britto atuou em vários cargos públicos em Sergipe, como o de consultor-geral do Estado, procurador-geral de Justiça e procurador do TCE (Tribunal de Contas do Estado) de Sergipe.
O novo presidente do TSE é formado em Direito pela UFSE (Universidade Federal de Sergipe). Fez pós-graduação em Direito Público e Privado na UFSE e mestrado em Direito do Estado na PUC de São Paulo (Pontifícia Universidade Católica). Também fez doutorado em Direito Constitucional pela PUC.
Vice-presidente
Formado em Direito, o ministro Joaquim Barbosa foi oficial de chancelaria (do Ministério das Relações Exteriores) e trabalhou na Finlândia. Como advogado, trabalhou no Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e na Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde.
Barbosa é professor licenciado da Faculdade de Direito da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É mestre em Direito do Estado pela UnB (Universidade de Brasília) e doutor em Direito Público pela Panthéon-Assas (Universidade de Paris-II).
Em 2003, Barbosa foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma das 11 vagas do STF. No ano passado, foi o responsável pela relatoria do processo do mensalão e destacou-se pela condução da ação.
Comentários