Estudo ajuda motoristas a reduzir o ponto cego
Um estudo desenvolvido em São Paulo identificou uma forma bastante simples de se eliminar um problema enfrentado por praticamente todos os motoristas.
Com as ruas cheias de carros e caminhões, é difícil até achar espaço para mudar de faixa. Essa manobra fica perigosa se o retrovisor estiver mal regulado.
“Regulo o retrovisor metade vendo a traseira do carro e mais pra fora”, diz a modelo Suelen Fernandes.
Dessa forma, o motorista é surpreendido por outros carros. Até um caminhão inteiro pode desaparecer.
"Deixo num ângulo que eu consiga ver a traseira do meu carro e também o corredor para não pegar as motos", conta a jornalista Luana Bareto.
Mas apontado para o próprio carro, o espelho não mostra as motos. Foi assim que Elias bateu. "Olhei, não tinha carro nenhum, mas quando eu joguei, do nada surgiu um motoqueiro. Do nada", lembra o motorista Elias de Souza.
A moto não surgiu do nada. Ela só estava numa área conhecida como “ponto cego”. Fica bem ao lado do carro, só que fora do campo de visão dos motoristas.
Isso acontece com todos os modelos. Mas o risco de acidentes aumenta quando os espelhos retrovisores estão mal regulados.
Um engenheiro especializado em segurança no trânsito coordenou um estudo sobre os pontos cegos. Ele convidou o repórter para um teste.
Engenheiro: Eu peço que você observe se consegue enxergar alguma coisa nos retrovisores.
Repórter: Nada.
Engenheiro: Nada? Por favor, olhe para fora do carro. O que você vê?
Repórter: Uma moto a menos de um metro de mim.
Ele explica que não é possível eliminar totalmente o problema.
"Ele sempre vai existir. O que você pode é minimizar o ponto cego. Você alinha o seu retrovisor buscando a traseira do seu veículo e vem abrindo o retrovisor até que a traseira do seu veículo seja totalmente eliminada do seu campo de visão", ensina José Aurélio Ramalho, engenheiro especializado em segurança.
Uma pequena mudança faz muita diferença. Os espelhos mais abertos reduzem os ponto cegos.
"Quando você não tem a boa visibilidade, com certeza o risco de acidente aumenta e muito", avisa José Aurélio.
Para se proteger, uma motorista decidiu mudar a posição do retrovisor: "Vou fazer um teste, vou ver se me acostumo".
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