Assentamento inaugura fábrica de castanha-do-brasil em MT
Agricultores familiares do assentamento Vale do Amanhecer, no município de Juruena, região noroeste de Mato Grosso, inauguraram ontem uma unidade de beneficiamento de castanha-do-brasil. O empreendimento é resultado de várias parcerias e contou também com o apoio da Conab, que liberou no ano de 2005 cerca de R$ 15 mil por meio do instrumento Formação de Estoque pela Agricultura Familiar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para que os trabalhadores comprassem e armazenassem o produto em grande escala, possibilitando a venda posterior por um preço justo.
A nova indústria tem 300m², com áreas para pesagem, secagem, armazenamento, beneficiamento do produto. Além disso, conta com uma sala de alvenaria para quebra da casca, seleção, pesagem, empacotamento e armazenamento das amêndoas. A regional da Conab no estado está avaliando a liberação de R$ 50 mil para um novo projeto dos agricultores desse assentamento. Nos próximos dias, técnicos visitarão o local para verificar a viabilidade de execução da proposta.
A unidade terá capacidade de produção de 300 toneladas de castanha por ano. Serão beneficiadas cerca de 500 famílias, entre agricultores, índios Rikbatsa, Zoró e Arara.
Comentários