Comércio espera vender 15% a mais nos Dias das Mães
Mais da metade dos empresários do comércio esperam vender am Dia das Mães 2008, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (2) pela empresa de monitoramento de crédito Serasa.
Do total de entrevistados, 54% esperam aumento do faturamento em relação à mesma data de 2007, 38% vêem estabilidade e 8% aguardam queda. A evolução média esperada para o faturamento da data é de 14,8%.
O otimismo é maior do que nos últimos dois anos, segundo a Serasa. Em 2007, 41% esperavam aumento do faturamento e 47% estabilidade em relação à mesma data do ano anterior. Em 2006, na mesma referência, 37% dos empresários aguardavam aumento do faturamento na data e 40% acreditavam em estabilidade.
Tamanho do empreendimento e região
As grandes empresas são as mais otimistas, com 80% de seus empresários apostando no aumento do faturamento - nas médias empresas, o índice é de 59%, enquanto nas pequenas a média é de 49%.
Na análise regional, os empresários do Norte (63%) e do Centro-Oeste (59%) são os que acreditam em um faturamento maior na comparação com a mesma data de 2007. Na Região Sul, o índice é de 57%, enquanto Sudeste e Nordeste registram otimismo na ordem de 51%.
Entre os empresários que esperam ter vendas maiores no Dia das Mães, 50% atribuem ao ambiente macroeconômico favorável - alta da renda e do emprego, por exemplo -, enquanto 50% respondem pelo aspecto microeconômico, por comercializarem produtos relativos à data e investirem em propaganda e promoções.
Presentes e forma de pagamento
Em todo o país, os presentes mais demandados serão roupas e acessórios, para 24% dos entrevistados, itens seguidos por celulares e eletrodomésticos (ambos com 22%), flores (16%), perfumaria e cosméticos (5%) e eletrônicos (5%).
Do total das vendas, 55% serão a prazo e 45% à vista, segundo as projeções dos varejistas brasileiros.
Comentários