Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Maio de 2008 às 14:49

    Imprimir


Oito trabalhadores mantidos em regime análogo à escravidão foram liberados de uma fazenda em Marcelândia (690 km de Cuiabá). A operação de resgate foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho, auditores fiscais e policiais rodoviários federais de Mato Grosso.

Segundo o MPT, os trabalhadores nunca receberam salário pelos serviços que prestavam para o proprietário da fazenda. Os locais de moradia eram precários, eles viviam em barracos de lona plástica no meio da mata, sem nenhuma proteção contra ataque de animais, serpentes, insetos, sem instalações sanitárias e água tratada, além de péssimas condições de higiene.

A localização geográfica da fazenda impedia qualquer possibilidade de saída dos trabalhadores, pois não havia qualquer tipo de transporte coletivo regular numa distância de 30 km. A equipe chegou até a fazenda após receber denúncia de um trabalhador que em fevereiro de 2008 conseguiu sair da propriedade percorrendo mais de 300 quilômetros a pé. De acordo com o trabalhador, o proprietário não disponibilizava nenhum meio de transporte para os trabalhadores.

O proprietário foi autuado e notificado pelas infrações cometidas, além de ter assinado um Termo de Ajuste de Conduta perante o MPT onde se comprometeu a adequar às normas trabalhistas sob pena de novas sanções.

Os trabalhadores foram levados para a cidade de Guaratã do Norte, onde com apoio do Ministério Público do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho conseguiram a garantia de todos os seus direitos trabalhistas, recebendo os pagamentos devidos e todos os demais direitos garantidos pela lei.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181275/visualizar/