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Cidades/Geral
Quarta - 30 de Abril de 2008 às 18:17
Por: Nelson Francisco

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O presidente do MT-Regional, José Aparecidos dos Santos, inspecionou as obras de cascalhamento, patrolamento e aterros que estão sendo executados com as patrulhas rodoviárias na MT-240 (Tangará da Serra-Santo Afonso) e na MT-160 (São José do Rio Claro Nova Maringá). Estes municípios integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Alto Rio Paraguai. “São duas rodovias importantes para a produção da região como a cana-de-açúcar, por exemplo”, disse o presidente.

Todo o Estado será atendido com os equipamentos, a fim de garantir a trafegabilidade de veículos pelas estradas estaduais durante o ano todo. As máquinas adquiridas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), custaram ao todo R$ 77 milhões e estão sendo pagas em 18 prestações. São 105 caminhões basculantes, 21 escavadeiras, 21 pranchas semi-reboque, 42 motoniveladoras, dois caminhões de lama asfáltica e 21 caminhões comboio. Cada patrulha contém ainda, uma escavadeira, duas motoniveladoras, cinco caminhões basculantes, um comboio lubrificante, uma prancha semi-reboque e o caminhão de apoio.

O maquinário será administrado pelos consórcios intermunicipais, criados pela secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos, condutora do projeto MT Regional. Os consórcios têm como objetivo, trabalhar políticas unificadas com municípios circunvizinhos de cada região promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e no incremento de organização e criação de novas cadeias produtivas das regiões, reduzindo as desigualdades sociais.

Atualmente, são 15 consórcios intermunicipais, que contam com a participação interativa de todas as Secretarias de Estado, a exemplo da Secretaria de Saúde, Educação e outras.

A ação governamental altera sensivelmente a relação município e Estado, no momento em que repassa aos consórcios, e aos prefeitos a ele interligados, a responsabilidade sobre o maquinário e seu uso. Ao invés da política do pires na mão para conseguir óleo diesel ou outro benefício para seu município, os prefeitos passam a ser responsáveis pelos equipamentos, com o apoio do Governo do Estado que continuará fornecendo o óleo diesel pelo seu uso.

Serão eles que definirão quando, onde e como serão utilizados os equipamentos. O Governo do Estado contribui ainda com 50% da mão-de-obra operacional para os serviços determinados pelos consórcios e continua mantendo a cota de óleo diesel necessária em cada ação. Os custos para manutenção de cada uma das patrulhas serão divididos entre a Sinfra-MT e cada um dos consórcios.





Fonte: Sepe-MT

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