Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 29 de Abril de 2008 às 19:14
Por: Tiago Pariz

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desafiou nesta terça-feira (29) Estados Unidos e União Européia a acabar com os subsídios agrícolas para estimular a produção de alimentos nos países pobres para evitar a crise no setor.

“Se os paises ricos desejam realmente aumentar a oferta de alimentos, por que não eliminam os subsídios que dão à sua agricultura? Isso estimulará a produção nos países mais pobres que têm com mais terras, mais mão-de-obra, e agora, como no caso do Brasil, têm tecnologia avançada”, disse Lula.

Lula afirmou que espera que o tema seja discutido na Organização Mundial do Comércio (OMC). A expectativa é que o debate sensibilize os ricos a flexibilizar suas políticas agrícolas na rodada de Doha de liberação do comércio global.

“Espero que essa discussão tenha impacto positivo na OMC. Continuamos empenhado para em garantir que a rodada Doha seja concluido o quanto antes”, disse Lula.

Ao rejeitar argumentos que os biocombustíveis são um dos pilares no aumento mundial do preço dos alimentos, Lula disse que a acusação é uma distorção da realidade global.

“Alguns querem atribuir a crise mundial dos alimentos aos biocombustíveis. Essa é no mínimo uma distorção absurda. A experiência brasileira demonstrou que os biocombustíveis, além de não ameaçar a segurança alimentar gera emprego e renda no campo e ajuda a combater o aquecimento global”, enfatizou Lula em discurso no Itamaraty.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181349/visualizar/