Em quatro anos, número de cartões de crédito quase dobra no Brasil
O número de cartões de crédito no Brasil aumentou 91% entre 2002 e 2006. Nesse período, a quantidade dos cartões passou de 42 milhões para 79 milhões. Por sua vez, a participação da indústria de cartões no PIB brasileiro cresceu 82,4% no mesmo período, subindo de 3,4% para 6,2%. Os números fazem parte do estudo "EUA x Brasil - Comparação do desenvolvimento do mercado de cartões de crédito", divulgado pelo banco Itaú.
O trabalho mostra que, ao longo dos quatro anos analisados, o volume negociado pelos consumidores brasileiros através de cartões de crédito avançou 107%, um desempenho cinco vezes maior que a média mundial, atingindo US$ 69 bilhões. Como efeito de comparação, o estudo mostra que nos mesmo quatro anos os norte-americanos incrementaram seus gastos em 40%, atingindo a casa dos US$ 2 trilhões.
"Esta variação na intensidade do ritmo de crescimento entre as duas nações se deve ao amadurecimento do mercado de cartões de crédito norte-americano, já que ele foi estabelecido muito antes que o nosso. Por isso, é natural que eles comecem a apresentar uma certa acomodação no crescimento”, disse Fernando Chacon, diretor de marketing de cartões do Itaú, em comunicado.
“Os EUA também são favorecidos por já contarem com o cadastro positivo de crédito. Por meio deste bureau, é possível uma relação mais transparente com o cliente, facilitando a concessão de crédito naquele país", completou.
Conjunto de fatores
O número de transações realizadas com cartões brasileiros também registraram crescimento no período em relação às operações similares nos EUA, passando de 98 milhões, em 2002, para 2 bilhões, em 2006 - um avanço de 105%. Enquanto isso, nos EUA, o número de transações cresceu 37,8%, de 14,2 bilhões para 19,6 bilhões de operações.
"Este aumento no uso de cartões de crédito pelos brasileiros é resultado de um conjunto de fatores como a aceitação do plástico em diversos estabelecimentos, combinado com a crescente oferta e variedade de serviços, além de um mercado consumidor cada vez mais exigente", afirmou Chacon.
Segundo o estudo, existe espaço para que esse crescimento continue. Em 2006, existiam 27,4 milhões de portadores de cartões de crédito no Brasil, o que representava 14,6% do total da população. Nos EUA eram 122,4 milhões de usuários, que representavam 41% da população daquele país. Cada portador americano possui, em média, 5,4 cartões, enquanto no Brasil esse número é de 3 cartões.
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