Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 29 de Abril de 2008 às 15:48
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Recursos articulados pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), foram utilizados para aquisição de um tanque resfriador de leite para o projeto Bacia Leiteira, desenvolvido na comunidade de Raizama, no município de Rosário Oeste. O projeto integra o programa de apoio à melhoria das condições socioeconômicas das famílias, desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad).

A aquisição do tanque marca o início das atividades da Associação de Produtores Vale do Rio Cuiabá, composta por aproximadamente 30 pessoas. O equipamento também atende a uma normativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que exige a conservação do leite em baixas temperaturas, mantendo assim a qualidade do produto.

“Sem a Associação em funcionamento, os pequenos produtores trabalhavam isoladamente, armazenando o leite em suas propriedades e revendendo diretamente na feira. Agora, eles terão a oportunidade de trabalharem juntos, produzindo até o final do ano cerca de 1 mil litros de leite por dia. Este produto também já tem destino certo, vai para um laticínio no município de Arenápolis”, destacou o presidente da Associação de Produtores Vale de Cuiabá, Celso Inácio Gubert.

Antes de iniciarem a produção, os envolvidos no projeto foram capacitados através de um curso de Associativismo e Cooperativismo, desenvolvido pelo Sebrae. As mulheres dos produtores também foram capacitadas, passando por um treinamento de derivados do leite. “A idéia é que a associação agregue futuramente as demais comunidades da região, como uma forma de criar fonte de renda a esses produtores. A próxima etapa é ainda atender esses produtores com uma linha crédito para acessar matrizes bovinas leiteiras”, reforçou o secretário de agricultura do município, Álvaro Augusto Lemes de Araújo.

Segundo o assessor técnico da Setecs, Rondenelly César Marques, um dos principais intuitos do Governo na ação é permitir o desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais da Baixada. “Isso deve ser feito sem alterar o ambiente e a cultura destas pessoas, aproveitando os produtos da região com agregação de valor, tornando-os mais competitivos no mercado”, ressaltou.

CONSAD – Além de Rosário Oeste, o Consad já está instituído nas cidades de Cuiabá, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antonio de Leverger e Várzea Grande.





Fonte: Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181375/visualizar/