MP cria grupo para regular medição de madeira em Mato Grosso
A polêmica em relação às medidas de fiscalização da madeira, adotadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e que resultaram na operação ‘Arco de Fogo’, devem ser resolvidas nas próximas semanas. Em reunião no Ministério Público do Estado de Mato Grosso, órgãos ambientais e setor de base florestal decidiram pela criação de um grupo técnico de trabalho, visando discutir a elaboração de um manual de procedimento uniforme, que deve ser adotado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A iniciativa partiu do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte). “O setor produtivo busca os mesmo objetivos dos órgãos ambientais”, afirma o diretor Ricardo Mastrangelli. O assessor ambiental da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Álvaro Leite, ressalta a necessidade da criação de uma agenda positiva para promover uma forma de trabalho correta e uniforme.
A reunião contou ainda com a participação de representantes do Ibama e Sema, além do procurador geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge Prado.
Comentários