Lula diz que universidades terão mais 400 mil vagas em 4 anos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (28), durante seu programa de rádio “Café com o presidente”, que as universidades brasileiras públicas terão mais 400 mil vagas nos próximos quatro anos.
"Agora a implantação do Reuni [Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais] nas universidades federais existentes e nas novas que nós estamos criando, fazendo com que, ao invés de termos apenas 12 alunos por professor, vamos ter 18 alunos por professor, aumentando nos próximos quatro anos aproximadamente mais 400 mil vagas nas universidades brasileiras públicas para a juventude", afirmou o presidente.
Lula disse ainda que o Programa Universidade para Todos (ProUni) já inseriu cerca de 400 mil jovens no ensino superior.
Na entrevista, o presidente disse que o Brasil está devendo para os jovens, porém, que o país, ao longo de seu governo, vai conseguir corrigir esse desvio de rumo. Esse tema está em discussão também na primeira Conferência Nacional da Juventude.
“Eu diria que o Estado brasileiro tem uma dívida com a nossa juventude. A juventude precisa ser motivada. É preciso que a gente crie oportunidades para que a juventude possa ter perspectivas de vida ou no campo educacional ou no mercado de trabalho”, afirmou.
Para Lula, os jovens necessitam de atenção especial justamente para evitar que eles saiam do trilho e acabem batendo numa porta errada. “Se não tem escola para os jovens estudarem depois que terminam o ensino fundamental e o segundo grau, não tem formação profissional e não tem emprego. A juventude fica à mercê do narcotráfico, do crime organizado”, alertou.
Esquecidos
Lula afirmou que o país esqueceu seus jovens por muito tempo. “Nós tivemos três décadas em que a economia brasileira não cresceu, não se fez os investimentos necessários na área de educação, na área da formação profissional”, disse.
De acordo com o presidente, porém, é possível recuperar o terreno perdido. Ele falou também sobre os desafios que terá pela frente. “Ampliar o acesso ao ensino e à permanência do jovem na escola. Ou seja, queremos motivá-los a continuar na escola. Gerar possibilidade de trabalho e possibilidade de renda. Depois, estimular a compreensão e a conquista da cidadania. E democratizar o acesso às coisas para a juventude: ao esporte, lazer, cultura, tecnologia de informação."
Conferência Nacional da Juventude
Lula explicou o funcionamento da primeira Conferência Nacional da Juventude. “Esse encontro vai servir para a gente definir mais uma série de políticas sociais para a juventude. Essa conferência tem aproximadamente 2.280 delegados, representando todos os estados, municípios e comunidades tradicionais. Tudo que está sendo discutido foi decidido pelos jovens nos encontros preparatórios. E é importante lembrar que essa primeira conferência já mobilizou em todo o país mais de 400 mil participantes."
Comentários