Indea lança 2ª Etapa de Vacinação contra Aftosa na quinta-feira
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso lança no dia 1º de maio a 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa. O início da campanha será às 09:30hs, na fazenda São Roque, município de Cáceres.
Os produtores deverão vacinar bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses até o dia 31 de maio e a comunicação deve ser feita às Unidades Locais de Execução do seu Município, até o dia 10 de junho. Passado esse período, será feito um levantamento das propriedades inadimplentes, para procedência da vacinação compulsória dos seus animais.
O Indea manterá nesse período um trabalho de vigilância nas propriedades que fazem divisas com a Bolívia. Em uma raio de até 25 Km da linha de fronteira serão visitadas todas as propriedades, além do acompanhamento da vacinação. A não vacinação no período previsto, implicará em multa no valor de R$ 64,74 por animal.
A ampla cobertura vacinal é indicador da conscientização da importância da sanidade animal para a economia, uma vez que Mato Grosso detém o maior rebanho do País e é um dos maiores exportadores da carne brasileira. Há doze anos sem registrar foco de aftosa, o estado tem, com os reforços na política de sanidade animal, a garantia de manutenção do reconhecimento concedido pela Organização Internacional de Epizootias (OIE) como área livre da doença com vacinação.
Mato Grosso realiza três etapas anuais da campanha contra aftosa. Em maio ocorre a segunda, em que são imunizados os bovinos e bubalinos com até 24 meses. A última etapa, em novembro, todo o rebanho é vacinado. A etapa de fevereiro é realizada em virtude da concentração do nascimento de bezerros entre setembro e outubro. Neste ano, a cobertura vacinal da primeira etapa em todo o território alcançou 99,45% do rebanho do Estado – com idade de 0 a 12 meses. Em números, 5.142.633, das 5.171.040 cabeças existentes do rebanho receberam a vacina.
Comentários