Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Abril de 2008 às 18:15

    Imprimir


A dona-de-casa Maria da Penha, inspiradora da lei que tipifica o crime de agressão contra a mulher, virá a Cuiabá para divulgar a lei e estimular as mulheres mato-grossenses a denunciarem a violência doméstica.

Ela fará a palestra “Maria da Penha, Uma História Brasileira de Luta e Justiça” no próximo dia 5 de maio, às 17 horas, no auditório da OAB, no Centro Político Administrativo.

Representantes de conselhos de defesa dos direitos da mulher de todo o Estado, assim como autoridades da Segurança Pública, serão convidadas para o evento, que é organizado pela Fundação Ulysses Guimarães, ligada ao PMDB, em parceria com diversas outras entidades.

Segundo a presidente da Fundação, Teté Bezerra, Mato Grosso é um dos estados com o maior índice de aplicabilidade da lei, justamente pelos altos índices de violência contra a mulher. “Toda semana vemos nos jornais inúmeros atos de crueldade contra a mulher, daí a importância da divulgação dessa lei”, disse ela.

“A vinda da Maria da Penha é um marco da luta de todos aqueles que se engajam de alguma maneira no combate à violência contra a mulher. Nós da Fundação Ulysses Guimarães estamos confiantes que, a partir dessa visita, as mulheres cuiabanas e mato-grossenses ficarão muito mais fortalecidas”, frisa Teté Bezerra.

Ao chegar a Cuiabá, Maria da Penha fará uma visita ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Lessa. E antes da palestra, às 16 horas, concederá uma entrevista coletiva na sede da OAB.

Maria da Penha mora em Fortaleza (CE) e seu caso ganhou fama quando denunciou ao Tribunal da OEA (Organização dos Estados Americanos) os atos de violência que sofreu dentro do casamento. Em virtude das agressões sofridas, incluindo duas tentativas de assassinato a tiros, Maria da Penha ficou paraplégica.

Dentre as entidades participantes do evento estão o Conselho Estadual de Direitos da Mulher, o Instituto Mato-grossense de Mulheres Negras, o PMDB Mulher, a BPW Cuiabá, a Comissão de Direitos da Mulher da OAB-MT, a Adata e a UFMT. Também já confirmou presença a vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181454/visualizar/