Estado não repassa recursos federais a hospitais
Atraso no repasse de recursos federais aos hospitais, via Estado, vem causando protesto em razão da precariedade pela qual vem passando as unidades. De acordo com denúncias, os 97 hospitais do interior estão sem receber a verba oriunda do Ministério da Saúde que totaliza R$ 9 milhões referente a fevereiro deste ano. O montante é distribuído pela secretaria estadual de Saúde, sob Augustinho Moro, conforme o número de atendimentos realizados pelas unidades hospitalares. O faturamento fecha no dia 15 de cada mês e, após essa data, o governo federal deposita o valor na conta da secretaria. Até agora, porém, o repasse não foi feito.
Outro lado
Questionado sobre a postergação do pagamento, o secretário Augustinho Moro alega que não tinha conhecimento do atraso e sugeriu que a suposta falha fosse verificada com o superintendente de Planejamento e Finanças da pasta, Donizette Vilas Boas. O superintendente, por sua vez, garante que os pagamentos referente aos meses de janeiro e fevereiro já foram devidamente efetuados. Segundo ele, o vencimento de março foi depositado. Chegou a citar que o crédito tenha ocorrido no dia 20. Detalhe: deu num domingo. Por causa disso pode não ter sido creditado ainda na conta dos hospitais.
"Cumprimos rigorosamente o calendário do Ministério da Saúde", disse. Donizette conta que há uma demora, pois após o fechamento do mês, a secretaria recebe os relatórios e os confere. Só depois disso o dinheiro é liberado.
Comentários