Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 20 de Abril de 2008 às 18:15

    Imprimir


Equipes de salvamento ainda trabalham para resgatar os cerca de duzentos moradores soterrados após o deslizamento que surpreendeu 37 residências e uma escola na Província chinesa de Hubei, nas proximidades da hidrelétrica de Três Gargantas, segundo a agência estatal chinesa Xinhua.

Os moradores foram soterrados sob 60 mil metros cúbicos de lama e pedras no povoado de Xiaohe, no município de Gaoyang.

Nenhum outro deslizamento foi registrado, mas um porta-voz do governo local afirmou à Xinhua que a lama ameaça desabar novamente sobre a escola e as residências das proximidades.

Meteorologistas advertiram que ainda deve haver fortes chuvas na zona da hidrelétrica nos próximos dias, o que potencializa os riscos de outros deslizamentos. Tempestades atingem a área do reservatório desde sexta-feira (18) e cerca de 106 milímetros de precipitações caíram desde então.

O escritório do comitê do projeto da hidrelétrica de Três Gargantas afirmou que os perigos são inevitáveis na área da barragem, de acordo com a agência estatal chinesa.

Gaoyang era a última cidade que ainda precisava ser realocada para abrir caminho ao crescimento dos reservatórios de Três Gargantas para o próximo ano. As autoridades esperam realocar um total de 2.000 povoados.

Os supervisores das tarefas de salvamento disseram que as chuvas já arrastaram um terço da terra que cobria a aldeia, e acrescentaram que não se acredita que haja vítimas dentro do colégio atingido, pois não havia ninguém no local, pelo fato de ser domingo.

Em 20 de novembro, um deslizamento de terra em um túnel ferroviário, também em Hubei e próximo ao gigantesco reservatório, causou a morte de 31 pessoas, entre elas 29 passageiros de um ônibus que ficou soterrado pelos escombros e dois operários que trabalhavam na linha férrea.

Aquele acidente reacendeu os temores sobre os possíveis efeitos negativos que a represa causa ao meio ambiente, já que a zona montanhosa de Baodong, onde ocorreu o acidente, sofreu dezenas de deslizamentos de terra nos últimos anos.





Fonte: Reuters/Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181648/visualizar/