Cadeia produtiva de caprinos e ovinos define ações para 2008
A inclusão da cadeia produtiva no Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) foi defendida pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos na primeira reunião do ano, na terça-feira. As principais ações para o setor de caprinos e ovinos em 2008 foram definidas no encontro.
O coordenador do PNCRC, Leandro Feijó, acredita que a inclusão do setor no plano é necessária em função do crescimento mercado nacional e internacional para caprinos e ovinos. Ele recomendou o engajamento da cadeia produtiva por considerar o PNCRC um requisito para a venda no mercado externo. "Sem a ajuda do setor produtivo, esse programa não pode dar certo", afirmou.
O Plano Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos (PNSCO), previsto para entrar em vigor ainda este ano, também foi discutido na reunião. Entre as propostas do plano estão o credenciamento de laboratórios, desenvolvimento de programas sanitários específicos, cadastro de estabelecimentos e treinamento para veterinários.
A agenda estratégica para 2008 do setor prevê a implementação do Programa Nacional de Sanidade dos Caprinos e Ovinos. Deverá entrar em vigor também o Programa Nacional de Melhoramento Genético e ações de pesquisa e desenvolvimento, visando tecnologias para a produção de carne, leite, pele e lã de qualidade.
Dentro da proposta de tornar o setor mais competitivo, figuram ações para um estudo do complexo do agronegócio da caprinovinocultura no País, a adequação e a equalização dos impostos estaduais e federais e no âmbito do Mercosul e a criação de um programa nacional de capacitação contínua para técnicos, produtores e trabalhadores rurais da cadeia produtiva.
Comentários