Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Abril de 2008 às 08:49
Por: André Xavier

    Imprimir


O município de Barra do Bugres (168 Km a Médio-Norte de Cuiabá) sedia, neste domingo (20.04), a cerimônia de abertura e a primeira etapa do 5º Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso (CEP-MT).

O evento conta este ano com a participação de 44 municípios e suas etapas se estendem até o mês de setembro, quando a final do campeonato coincide com o Festival Internacional de Pesca (Fip) de Cáceres (225 Km a Oeste da Capital). Este ano, após o final da competição, deverá ocorrer ainda o primeiro congresso dos pescadores participantes, também em Cáceres. As informações são do coordenador do evento, Geraldo Lúcio, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur).

“O campeonato é um instrumento de fomento ao turismo interno e procura incutir a consciência da preservação dos rios e de sua fauna por meio da Educação Ambiental”, salientou Geraldo Lúcio. Ele informou também que o número de participantes vem crescendo a cada ano. “No ano passado participaram 35 municípios, e este ano, são mais nove municípios totalizando 44 municípios”, frisou. O coordenador disse ainda que os organizadores do município de Barra do Bugres esperam inscrever em torno de 120 pescadores, 43 a mais do que os participantes do ano passado naquele município. Eles realizarão a pesca no rio Paraguai, no encontro com o rio Bugres.

Para ele, outro fato importante foi a movimentação de pessoas que se deslocam de suas cidades para acompanhar as etapas do evento. “Aferimos os dados sobre o movimento de pessoas e chegamos ao número de 120 municípios que tiveram movimentação de pessoas em razão das etapas do campeonato. Isso aquece a economia de todos os municípios que sediam as etapas do evento”, enfatizou o coordenador.

Geraldo lembra que as equipes podem ser compostas por no mínimo duas pessoas e no máximo, três e as inscrições podem ser feitas na hora do evento, em cada etapa. Ele disse que é importante ressaltar que os pescadores devem ter a carteira de pescador e para isso, técnicos da Sema participam de forma integrada de todas as etapas e emitem as carteiras. É da Sema ainda a responsabilidade pelo licenciamento dos locais de pesca. “O evento não se resume só na pesca em si, paralelo a ele ocorrem eventos culturais e esportivos”, observou.

O evento acontece com o apoio e parceria do Ministério do Turismo, e envolve, além da Sedtur, a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom-MT), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel-MT) e as secretarias ou departamentos municipais de Turismo, Esportes e Meio Ambiente.

Veja o calendário do 5º Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso:

Barra do Bugres 20/abr

Indiavaí 11/mai

São Félix do Araguaia 11/mai

Barão de Melgaço 25/mai

Lucas do Rio Verde 15/jun

Lambari D' Oeste 22/jun

Juara 22/jun

Sinop 29/jun

Nova Xavantina 6/jul

Guaranta do Norte 13/jul

Santa Terezinha 13/jul

Colniza 20/jul

Castanheira 20/jul

Luciara 20/jul

Curvelândia 27/jul

Aripuana 27/jul

Comodoro 27/jul

Marcelândia 10/ag

Primavera do Leste 10/ag

Ipiranga do Norte 10/ag

Santo Antonio do Leverger 10/ag

Tangara da serra 17/ag

Itanhangá 17/ag

Alta Floresta 17/ag

Porto dos Gauchos 17/ag

Santa Rita do Trivelato 24/ag

Brasnorte 24/ag

Carlinda 24/ag

Porto Esperidiao 31/ag

Nova Canaã do Norte 31/ag

São Jose do Rio claro 31/ag

Cuiaba 7/set

Rosário Oeste 7/set

Novo São Joaquim 7/set

Paranaita 7/set

Juruena 14/set

Acorizal 14/set

Sorriso 14/set

Vila Bela SS. Trindade 14/set

Pontes e Lacerda 21/set

Nova Mutum 21/set

Juina 21/set

Sapezal 21/set

Cáceres 28/set





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181798/visualizar/