MST bloqueia entrada de agência da CEF no MT
Pelo menos 500 integrantes acampados e assentados do MST bloquearam a entrada da sede da Caixa Econômica Federal (CEF), em Cáceres, no Mato Grosso. A manifestação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, além de marcar os 12 anos do Massacre do Eldorado do Carajás. A Polícia Militar e a Federal acompanham a manifestação.
A manifestação começou pela manhã, quando os manifestantes fecharam a ponte Marechal Rondon, na BR-174, e caminharam até a sede do banco. O coordenador regional do MST em Cáceres, Nilo da Silva, declarou que o grupo pretende conversar com o superintendente da CEF.
"Nós queremos conversar com ele sobre a morosidade dos nossos projetos. Sem contar que a agência não nos fala nada. É uma vigília pacífica, a não ser que haja algum imprevisto", diz Nilo da Silva.
A agência da Caixa Econômica Federal em Cáceres informou que não realizará atendimento ao público no dia de hoje. "O movimento é pacífico e se concentra na parte externa do banco. Eles não fizeram nenhuma menção de entrar na agência e não se manifestaram para falar com ninguém daqui. A agência está fechada por orientação da Polícia Federal", disse um representante da agência.
Um dos coordenadores estaduais do MST, Devanir Oliveira Araújo, comentou que a manifestação faz parte das reivindicações nacionais. A principal delas é o assentamento de 150 mil famílias em todo Brasil.
"Em Mato Grosso temos 3,5 mil famílias que há mais de 7 anos aguardam para ser assentadas. Estamos reivindicando também que ocorra investimentos públicos nas áreas já demarcadas pelo Incra", ressaltou Araújo.
Comentários