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Terça - 15 de Abril de 2008 às 17:48
Por: Raoni Ricci

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Sessenta por cento dos visitantes do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães são mato-grossenses e visitam os pontos turísticos em família. O índice de satisfação dos turistas é de 100%. É o que aponta uma pesquisa desenvolvida por estudantes e professores do curso de Turismo do Unirondon, divulgada no último dia 11, durante a palestra “Pesquisa Científica no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães”, realizada no auditório do Centro de Visitantes do PNCG, no Véu de Noiva.

No dia 12, o Parque de Chapada completou 19 anos de criação. Segundo a coordenadora do curso de turismo, Rejane Pasquali, a pesquisa, além de traçar um perfil dos turistas, também levantou alguns pontos em que a gestão precisa ser aperfeiçoada. “Esta pesquisa é de extrema importância, pois além de colocar o acadêmico em contato com as pessoas, contribuiu significativamente para a gestão do Parque, que neste ano finaliza o Plano de Manejo da Unidade”, explicou.

Pasqualli mostra que a pesquisa indica que apenas 2% dos visitantes de Chapada utilizam agências de turismo para visitar o Parque e 4% recorrem ao guia de turismo. “Esse dado demonstra a necessidade do receptivo turístico se organizar melhor”, ressalta.

De acordo com a pesquisa, o Véu de Noiva é o ponto turístico mais procurado pelos turistas, atraindo 51% dos visitantes, seguindo do Complexo das Cachoeiras com 27% de visitação. Dentre os problemas mais citados pelos entrevistados destaca se a falta de sinalização e informação aos visitantes. Somados, os dois itens foram alvo de reclamação de 35% dos turistas. Logo em seguida aparece a falta de lixeiras, com 24% de notificações.

Mesmo com alguns problemas pontuais, segundo a pesquisa, 74% dos visitantes deixa o Parque de Chapada satisfeito e 22% muito satisfeito, o que significa quase 100% de turistas satisfeitos.





Fonte: Especial p/ 24horasnews

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