Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 15 de Abril de 2008 às 12:17

    Imprimir


A inflação para famílias de baixa renda ficou acima da inflação geral no primeiro trimestre do ano, informou nesta terça-feira a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Segundo o novo índice criado pela instituição, o IPC-C1 (Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1), os preços para as famílias que ganham entre 1 e 2,5 salários mínimos fechou o trimestre em 2,2%, enquanto que o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) subiu "apenas" 1,43%.

No acumulado de 12 meses até março, a inflação da baixa renda também foi mais alta: 5,99% ante os 4,52% do IPC geral.

No trimestre, dos sete grupos de preços pesquisados apenas um teve redução de preços.

Apresentaram altas os grupos Alimentação (4,25%), Educação, Leitura e Recreação (2,86%), Transportes (1,63%), Despesas Diversas (1,5%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,96%) e Habitação (0,75%). A queda ocorreu no grupo Vestuário (-1,37%).

No novo índice, os grupos Alimentação, Vestuário e Transportes possuem maior peso do que no IPC geral, enquanto que os outros perdem importância.

Segundo a FGV, os itens que mais colaboraram para a composição do IPC-C1 são a tarifa de ônibus urbano, aluguel, conta de energia elétrica, botijão de gás, conta de telefone fixo, pão francês, conta de água, cigarros, leite longa vida e carne de frango.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181929/visualizar/