Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 14 de Abril de 2008 às 22:43
Por: Karen Camacho

    Imprimir


A Volkswagen assinou um acordo com o governo e anunciou que fará um recall do Fox, como antecipado pela Folha Online. O TAC (termo de ajustamento de conduta) foi assinado nesta segunda-feira com o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça. A Volks pediu prazo de 30 dias para iniciar o procedimento, que pode envolver os 477 mil Fox produzidos pela empresa desde 2003.

A proposta de recall foi feita pelo governo após denúncia de que o manuseio do banco traseiro teria machucado e até mutilado dedos de usuários. Esse é o maior recall da Volks no Brasil e o segundo maior da história da indústria --o maior ocorreu em 2002, quando a General Motors fez recall de 1 milhão de Corsas.

Ainda de acordo com o TAC, a empresa pagará multa de R$ 3 milhões, a serem recolhidos ao Fundo Federal de Defesa de Direitos Difusos. A empresa informou que vai pagar, mas chama de "contribuição voluntária".

Ao assinar o TAC, a montadora se compromete a realizar o recall e apresentar uma solução técnica para eliminar qualquer risco à segurança dos usuários, conforme determina o DPDC.

"A empresa manifesta sua satisfação por ter chegado a entendimento com os órgãos de defesa do consumidor, com os quais manteve sempre diálogo produtivo na busca de soluções para melhor atender os consumidores", afirmou a Volks nesta segunda.

No comunicado do dia 2 de abril, a empresa já dava sinais de que aceitaria a proposta do governo ao afirmar que estava disposta a "definir uma solução que atenda às autoridades e aos usuários do modelo Fox".

Os 477 mil modelos vendidos no Brasil entre 2003 e 2008 incluindo Fox, SpaceFox e CrossFox. Entre 65% e 70% do mix têm o banco traseiro inteiriço, como os que provocaram os acidentes. Os demais têm o banco fixo ou bipartido, como os exportados para a Europa.

O acidente acontece quando o usuário tenta aumentar o espaço do porta-malas, rebatendo o banco traseiro. Para a operação, é preciso puxar uma alça embaixo do banco para deslocar o encosto do assento. O risco existe quando o motorista encaixa o dedo na argola desta alça.

O recall elimina os processos nos órgãos de defesa do consumidor, mas não os movidos pelos usuários na Justiça para reparação de danos. De oito casos reconhecidos pela empresa, cinco já assinaram acordo com indenização de, em média, R$ 80 mil.

A montadora que tem um site com informações detalhadas sobre a operação de ampliação do porta-malas do Fox e um telefone para esclarecimentos (0800 019 8866), disponível de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 14h.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181980/visualizar/