Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 14 de Abril de 2008 às 22:31
Por: Gabriela Guerreiro

    Imprimir


O prefeito de Recife, João Paulo (PT), defendeu nesta segunda-feira um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir de 2011. Em encontro nacional de prefeitos do PT, João Paulo argumentou que o presidente Lula vem fazendo "a maior revolução social" do país, motivo que o credencia para permanecer no poder.

A Folha Online apurou que o petista foi aplaudido por grande parte dos cerca de 300 participantes do encontro, que ocorre em um hotel de Brasília a portas fechadas.

"Enquanto não tiver uma posição definida [do partido], vou continuar cantando essa posição por aí em ritmo de frevo. Espero ter convencido um monte de prefeitos", afirmou.

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), minimizou o apelo de João Paulo aos demais prefeitos. "É democrático qualquer cidadão brasileiro defender qualquer proposta. O partido já tem posição sobre isso, contra o terceiro mandato. Mudança de regra com o jogo em curso só desestabiliza e cria pautas polêmicas", afirmou.

O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) também disse que o próprio presidente Lula já demonstrou ser contrário à tese do terceiro mandato. "Não tem nada disso. Acho que não é bom. Essa tese só acaba deixando a oposição sem dormir", disse.

O prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Lindberg Farias (PT), admitiu que alguns candidatos às eleições municipais deste ano vêm usando a bandeira do terceiro mandato nos palanques eleitorais. O prefeito disse, porém, que também é contra a proposta de João Paulo, uma vez que Lula já manifestou sua contrariedade com relação ao terceiro mandato.

"A força do presidente Lula hoje é tão grande que é natural que surja essa discussão. Mas eu acho que o presidente está firme no posicionamento dele", afirmou.

A proposta de João Paulo, além de assegurar um terceiro mandato para Lula, prevê transformar o mandato presidencial para cinco anos. "Temos companheiros no PT como a Dilma [Rousseff, ministra da Casa Civil] ou [de fora do partido] Ciro Gomes [deputado do PSB-CE]. Mas o momento em que vivemos, Lula tem que ter mais um mandato de cinco anos", afirmou.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181981/visualizar/