TRE reforçará fiscalização em eleições suplementares no Estado
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Juvenal Pereira, e a vice-presidente do órgão, corregedora Maria Helena Póvoas, anunciaram a realização de ação intensiva contra possíveis irregularidades nas eleições suplementares de Juara e de Glória D`Oeste, no dia 7 de julho. "Iremos pessoalmente aos municípios onde serão realizadas as novas eleições para colaborar nas ações contra atos ilícitos junto aos juízos eleitorais", avisou o desembargador. E foi mais além ao alertar que todo o processo eleitoral, no período de 40 dias, "será acompanhado pelos trabalhos conjuntos das polícias federal, civil e militar".
A agenda para visitas e checagem in loco está sendo avaliada pelo presidente da Corte Eleitoral. Ao analisar o quadro da disputa, Juvenal é enfático ao antecipar as ações em pleno curso, que têm o objetivo de assegurar a transparência do pleito. Ele lembra que mecanismos como a Lei da Ficha Limpa e ainda apoio de entidades como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) apoiam a batalha contra irregularidades.
"A disputa em uma eleição suplementar é a mesma em relação a outros pleitos. Por isso iremos pessoalmente nos municípios para dar ainda mais suporte aos juízes eleitorais", considerou o desembargador. Ele acompanha todos os procedimentos relativos às eleições suplementares, como o calendário eleitoral divulgado pelo TRE nas respectivas cidades. Destaca ainda a necessidade de serem cumpridos todos os passos dentro das normas previstas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Preocupado com a segurança da lisura do processo eleitoral, ele comanda a campanha pelo voto limpo, que visa conscientizar a população sobre a importância da escolha do candidato. Faz questão de repetir que "na hora da escolha, o eleitor apenas transfere o poder da representatividade".
Comentários