Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 14 de Abril de 2008 às 07:24
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


A tradicional festa do frango, criada para solidificar a atividade econômica que provocou a transformação social de centenas de pessoas, chega a sua quinta edição, num clima de otimismo e esperança de um futuro cada vez melhor, diante da expectativa de consolidação de um projeto audacioso, com a inauguração no fim do ano de um frigorífico para abate de aves, que vai empregar inicialmente cerca de mil empregos diretos.

Essa nova fase vai aquecer ainda mais a economia local e regional, com os novos postos de trabalho e a cadeia de serviços que irão surgir com o novo negócio, através de uma parceria com da União Avícola e Perdigão S/A.

A quinta edição da festa do frango, realizada com as pompas de sempre, e marcada pela euforia, numa semana em que a cidade foi destaque num dos principais veículos de comunicação do país, o Jornal “O Globo”, o que na visão dos mais otimistas, pode representar no aporte de novos investimentos.

No discurso de abertura do evento, na sexta-feira (11), o prefeito José Aparecido dos Santos, Cidinho, relembrou o inicio do projeto, as dificuldades encontradas pelo caminho, mas ressaltou a coragem e determinação dos que apostaram na idéia, e hoje podem desfrutar e se sentirem responsáveis pela transformação na vida dos moradores da cidade. “Ainda temos um longo caminho pela frente, mas já conquistamos muitas posições até aqui e vamos continuar empenhados em construir uma Nova Marilândia cada vez melhor” destacou Cidinho.

O chefe do executivo municipal lembrou que além de seu município, as cidades vizinhas também se beneficiam da economia, principalmente agora com a construção do frigorífico, quando novos aviários terão que ser construídos para garantir a capacidade de abate diário. “Pessoas das cidades vizinhas virão trabalhar aqui, por conta de que não temos toda a mão de obra necessária para funcionar o empreendimento e aviários serão construídos nelas também, quer dizer estamos gerando renda e emprego para todos” ressaltou ele.

Como acontecem todos os anos, a festa do frango, é o momento em que os criadores de frango, se reúnem para comemorar o ano de trabalho, recebendo prêmios, como geladeira, fogão, micro-ondas, entre outros. São reconhecidos também os melhores avicultores, em várias categorias, como fator de produção, assiduidade, relacionamento, diversificação na propriedade, organização e aspecto da propriedade e ainda o Prêmio “Mulher Avicultora”, que este ano ficou para Francisca Darlene.

Um concurso culinário, realizado entre as mulheres de avicultores, reuniu nesta edição 22 pratos feitos à base de frango. Um júri formado por 10 pessoas, experimentou todos os pratos e ao final elegeram o mais saboroso, com o campeão sendo o frango divino com castanha do Pará e nozes, preparado pela senhora Benedita Loureiro. A vencedora levou para casa um fogão 4 bocas, as outras nove classificadas também foram premiadas com forno, micro-ondas, jogo de panelas, micro-system, entre outros.

Este ano foi lançado o concurso de maquetes, com a participação de alunos das Escolas Estadual 1° de Maio e a municipal “Criança Esperança”, que criaram maquetes de aviários, da fabrica de ração, do frigorífico e de tudo relacionado à criação de frangos na cidade. As turmas vencedoras serão premiadas com viagens de lazer, incluindo uma visita a fabrica da Perdigão em Nova Mutum.

O prefeito Cidinho, anunciou que a festa do frango, deste ano, dá inicio as comemorações alusivas ao sucesso do projeto de avicultura, que é responsável pela mudança econômica e social alcançada até agora.

O vice-prefeito Juvenal Alexandre, que acompanhou desde o inicio, todas as fases do projeto, disse que a fé e a determinação de todos, foi capaz de mudar a realidade em que viviam, com o fim da atividade garimpeira. “Nós precisávamos encontrar um caminho, e decidimos trilhar sem desviar um minuto da direção para qual havíamos mirado, e o resultado é esse hoje, mas ainda tem muito mais pela frente, quando pretendemos nos dedicar ainda mais” finalizou.

Atrações musicais como Alecir e Alessandro, Jonatam e Adam e a Banda Fórum de Cuiabá, animaram os dois dias de festa na terra do frango.

Participaram do evento, além dos avicultores, vereadores, políticos, empresários e populares da região.





Fonte: Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/182070/visualizar/