Mapeamento Turístico será realizado em Tangará
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços (Seicotur) de Tangará da Serra, através do turismólogo Guilherme Schenkel, estará realizando este mês o Mapeamento Turístico. O objetivo é a formação do Inventário da Oferta Turística de Tangará.
O Inventário da Oferta Turística assume conceitos mais amplos. O primeiro é o conceito de local, não como espaço geográfico e sim como território, impregnado de valores culturais como, história, patrimônio, paisagem, tradições, crenças, mitos, símbolos, modos econômicos, relações sociais, onde o cidadão guarda o sentimento de fazer parte e de ser o usuário e guardião.
Segundo Guilherme, a pesquisa será classificada por atrativos turísticos, serviços e equipamentos turísticos e infra-estrutura de apoio ao turismo, seguindo o padrão do Ministério do Turismo. “É preciso colher dados sobre tudo aquilo que um turista precisa utilizar, por exemplo, hotéis, transporte, traslados, serviços de apoio que não são exclusivos do turista mas que os mesmos também utilizam como, restaurantes, serviços de agências, atrativos naturais, dentre outros”, explicou. De acordo com o turismólogo, o mapeamento será realizado por pessoas que passaram por formação. “Foi realizado um treinamento para as pessoas que estarão em campo a partir deste mês, e dentre elas, alguns são alunos do curso técnico de turismo do Ceprotec de Tangará”, afirma Schenkel.
A empresa Ictus Consultoria de Várzea Grande, foi contratada através de licitação, sendo responsável por toda a parte de treinamento e pesquisa. A licitação, segundo Schenkel, foi de R$ 22 mil. “Em Mato Grosso foram dezenove municípios que receberam recursos para a realização do mapeamento, já Tangará, não está inclusa nesse montante, realizando com recursos próprios.
“Fica então nosso apelo ao comércio local, para que contribuam com essa pesquisa, recebendo bem as pessoas que farão este mapeamento, lembrando que as mesmas estarão identificadas”, frisou Schenkel.
Comentários