Termina a greve dos carteiros em Mato Grosso
Os carteiros dos Correios de Mato Grosso decidiram encerrar a greve e retornaram ao trabalho na manhã desta segunda-feira. A expectativa da direção dos Correios é de que a entrega de correspondências acumuladas no período da paralisação demore 10 dias para ser regularizada. A greve durou uma semana.
Mato Grosso tem aproximadamente 500 carteiros, que entregam ao menos 200 mil correspondências por dia. Deste total de funcionários, cerca de 450 aderiram à greve.
Os funcionários reivindicavam a volta do pagamento de adicional de periculosidade. A categoria pedia ainda o cumprimento de acordo firmado em 2007, que previa pagamento de aborno mensal equivalente a 30%. No entanto, em março o benefício foi suspenso. Outras reivindicações são a implantação do Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS), a redistribuição da participação dos lucros e o não desconto dos dias parados.
De acordo com a direção regional dos Correios, foi aceita a proposta de prorrogar o prazo de concessão do abono emergencial, o pagamento mínimo do PLR/2006 distribuído este ano e mantendo os critérios para o PLR/2007 e a criação de um grupo de trabalho para revisar os valores do PRL para pagamento em 2008.
Comentários