Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 07 de Abril de 2008 às 07:01

    Imprimir


O contribuinte que tiver restituição do Imposto de Renda a receber e não quiser esperar pelos sete lotes que serão liberados mensalmente pela Receita Federal a partir de junho pode recorrer aos bancos. A maioria deles oferece a opção de antecipar a restituição, com juro em torno de 3% ao mês. Em alguns casos, o correntista da instituição financeira pode ser beneficiado com condições diferenciadas, como limites maiores para crédito e taxas de juros mais baixas. A condição é que o banco tenha sido indicado na declaração para o crédito da restituição.

Para Miguel José de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), antecipar a restituição é uma opção vantajosa para quem precisa quitar dívidas sujeitas a taxas de juros maiores. ?Como o contribuinte não tem como saber quando receberá a restituição, obter um crédito antecipado é bom para pagar uma dívida que pode crescer com o tempo?, diz. Como exemplo, ele cita dívidas de cheque especial ou pagamentos atrasados de faturas de cartão de crédito. ?Há casos com cartão de crédito em que os valores a serem pagos podem até dobrar em seis meses.?

As taxas válidas para a antecipação da restituição do IR são mais baixas que as de outras modalidades de crédito. ?Como o pagamento do empréstimo é debitado diretamente da conta do correntista quando ele recebe a restituição, os riscos são menores para a instituição financeira?, diz Oliveira.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/182456/visualizar/