Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 04 de Abril de 2008 às 13:16

    Imprimir


Nesta quinta-feira (3 de abril), o Poder Judiciário de Mato Grosso deu um passo fundamental no sentido de implantar uma sólida política de gestão de pessoas no âmbito da Justiça Estadual. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, inaugurou no início da noite a Escola dos Servidores do Poder Judiciário Desembargador Atahide Monteiro da Silva, cuja pedra fundamental foi lançada em 2001, ano que teve início a execução de um projeto de modernização do Judiciário Estadual.

"Tanto o juiz, no exercício das suas funções judicantes, quanto assessores e servidores nas tarefas de suporte à prestação jurisdicional, precisam renovar seus conhecimentos, acessar novas tecnologias, métodos e procedimentos, com vistas à otimização de resultados. O que significa reter e manter um conjunto organizado de informações qualificadas, que possibilite a tomada de decisão de modo mais adequado e eficaz. E é para proporcionar o desenvolvimento de habilidades como estas que nasce a Escola dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso", afirmou o desembargador Paulo Lessa.

Segundo ele, o aprimoramento da atividade jurisdicional somente será possível mediante investimentos na educação continuada, com cursos presenciais e à distância, além de conferências sobre temas relevantes para a gestão judiciária. Conforme o presidente, a meta da Escola dos Servidores para 2008 é propiciar 10 mil participações em cursos de diversas áreas. Esse número representa um acréscimo de, aproximadamente, 43% em relação a 2007, quando ocorreram sete mil participações em capacitações.

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Orlando Perri, a inauguração da escola representa a concretização de um sonho antigo. "A qualificação dos servidores é fundamental e com certeza vai trazer benefícios à prestação jurisdicional. Vai contribuir com muitas das metas estabelecidas pela gestão, como a redução do tempo de tramitação dos processos e a redução do estoque. É uma poderosa ferramenta que o Tribunal de Justiça terá para até mesmo superar as metas inicialmente previstas", disse o magistrado.

Presente à solenidade, o desembargador Leônidas Duarte Monteiro que, em 2001, quando presidente do TJMT, foi o responsável pelo início das obras, revelou estar satisfeito com a inauguração. "Estou muito feliz, aqui será o centro de treinamento de todos os servidores do Poder Judiciário. É um sonho que se torna realidade e estou emocionado por estar aqui", avaliou.

Já o desembargador Márcio Vidal, presidente da Escola Superior da Magistratura (Esmagis), que está temporariamente abrigada na sede da Escola dos Servidores, afirmou que tudo que diz respeito à formação e qualificação do agente, seja servidor ou magistrado, é uma grande conquista para a sociedade, "pois é ela a maior beneficiária".

Além de ser prioridade da atual gestão, o incentivo à qualificação profissional ganhou impulso com o início da implantação do Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração (SDCR) no âmbito do Poder Judiciário Estadual, já que o Sistema condiciona a evolução na carreira e a progressão funcional às ações de capacitação. A escola tem a missão de viabilizar o crescimento humano e técnico dos servidores, mediante a promoção de cursos de pós-graduação, graduação, congressos, encontros, entre outros, presenciais e à distância, estimulando a formulação de novos projetos e elevando os indicadores de qualidade e produtividade.

Em seu pronunciamento, o desembargador Paulo Lessa assinalou que o desafio diário da escola será capacitar, motivar, inovar e criar empreendedores internos, além de proporcionar a integração pela via digital e a inclusão institucional. "Que ela traduza a intensa colaboração que buscamos para tornar o servidor judiciário mais capacitado, mais eficaz e também mais satisfeito e feliz, no exercício de suas funções. Que o acesso a novos conhecimentos e ampliação de horizontes contribuam para transformar a realidade na direção de uma sociedade mais justa, fraterna e humana. Que a nossa escola contribua, vivamente, para formar e consolidar líderes. Mato Grosso merece, o país precisa e a cidadania agradece", finalizou.

ESTRUTURA - A Escola dos Servidores foi criada pela Lei Complementar nº. 301, de 15 de janeiro de 2008. Instalada numa nova e moderna estrutura anexa ao Tribunal de Justiça, com mais de 1.300 metros quadrados de área construída, a escola comporta seis salas de aula, com 45 vagas cada, sendo que três delas podem ser revertidas para formar um auditório com capacidade para 150 pessoas. Também foram instalados na Escola do Servidor uma biblioteca e dois laboratórios de informática que comportam, ao todo, 42 usuários.





Fonte: TJ-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/182540/visualizar/