Seder e Empaer apresentam dados da agroindústria familiar
Somente para aquisição de resfriadores de leite com capacidade para armazenar dois mil litros, serão elaborados também 130 projetos, para as farinheiras cerca de 40 unidades, sendo 20 em beneficiamento de arroz e milho, 10 de processamento de cana-de-açúcar, 12 de casa de mel, 12 de processamento de frutas, além de outros como, extração de óleos vegetais, frigorífico para abater rãs, fábrica de ração e empacotamento do café orgânico. Denise acredita que até o final desde ano, aproximadamente 180 empreendimentos estarão instalados.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) é a coordenadora do Programa através da execução e construção da base física e entrega dos equipamentos. Os técnicos da Empaer são responsáveis pela elaboração do projeto e assistência na execução da agroindústria. “A comunidade identifica a necessidade de verticalizar a produção, permitindo maior agregação no valor final do produto, e consequentemente maior renda para o agricultor familiar”, esclarece Gutterres.
Para participar do Programa da Agroindústria é necessário entrar com o projeto através de associações, cooperativas ou comunidades. Conforme Denise, a ação é coletiva e vai contar com a participação da comunidade no processo da agroindústria. Ela relata, que está previsto mais um recurso de emendas parlamentares para atender outros municípios do Estado. Os interessados podem procurar o escritório da Empaer mais próximo de seu município.
Para alinhar as informações e orientar na elaboração dos projetos será realizada uma reunião para os técnicos da Empaer e Seder , nos dias 3 e 4 de abril (quinta e sexta-feira), a partir das 8 horas, com término previsto às 18 horas, na sala de reuniões da Famato. Mais informações pelo fone : 3613 1716.
Comentários