Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 01 de Abril de 2008 às 08:01

    Imprimir


Começa nessa semana a avaliação do 'Provinha Brasil'. O programa é um instrumento que verificará o processo de alfabetização e letramento das crianças com até oito anos de idade a partir. A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, ressaltou a importância de se aplicar a provinha, durante o 3º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, nesta terça-feira, 25, na Academia de Tênis, em Brasília. Secretários de educação e gestores municipais de todo o país conheceram detalhes sobre a aplicação da Provinha Brasil.

O município de Várzea Grande participará da avaliação. As escolas da capital de Mato Grosso também serão avaliadas. Há pelo menos 60 dias as escolas que trabalham com educação para crianças com até oito anos de idade estão recebendo treinamento para participar do Provinha Brasil. O material informativo do programa já chegou em Cuiabá. Já os questionários de avaliação serão enviados diretamente para as escola.

"A provinha não é uma avaliação como a Prova Brasil", esclareceu a secretária do MEC, Maria do Pil, em referência à avaliação aplicada a alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. "É um instrumento de gestão", destacou. Segundo Pilar, a provinha será útil para que professores, diretores e as redes escolares reflitam sobre o processo de alfabetização. A partir dos resultados dos testes aplicados a crianças após um ano de alfabetização, professores e gestores poderão verificar quanto cada aluno sabe ler e escrever, quais suas dificuldades e habilidades.

"Queremos estimular a escola a melhorar a alfabetização das crianças", disse a secretária. Para Pilar, a provinha é uma ação que pode ajudar estados e municípios a cumprir a segunda diretriz prevista no plano de metas Todos pela Educação, que norteia as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Pela diretriz, todos os estados e municípios que aderem ao plano devem se comprometer a alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. O plano de metas apresenta 28 diretrizes cujo foco é o aprendizado do aluno.

A Provinha Brasil virá acompanhada de um kit com seis volumes. O material inclui a prova que será aplicada às crianças, orientações para aplicação e correção das provas e também sugestões de medidas para melhorar o processo ensino/aprendizagem. O material será distribuído até a primeira semana de abril a 3.133 municípios que possuem escolas com as primeiras séries do ensino fundamental e que tenham apresentado nota no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) até 4,1. A média nacional é 3,8. Os demais municípios poderão baixar a prova e todo o material pela página eletrônica do programa. Para isso, os gestores deverão usar a mesma senha do Educacenso.

A prova é composta por 27 questões ― 24 de múltipla escolha e três de escrita ― e pode ser aplicada pelo próprio professor da turma de alfabetização. Mas a secretária de Educação Básica faz um alerta. "A tendência é que o professor ajude o aluno a fazer a prova", afirmou. O professor terá de ler as questões e explicar que a prova é apenas um exercício para ajudá-lo a preparar as aulas, mas é o aluno que deve responder aos itens. "A prova é muito adequada a um menino ou menina de sete a oito anos", disse.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/182959/visualizar/