Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 29 de Março de 2008 às 20:17

    Imprimir


O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou neste sábado (29), no Rio de Janeiro, as novas regras do Financiamento Estudantil (Fies). Para o ministro, a medida poderá aumentar o acesso de jovens à universidade e reduzir a evasão.

As novas medidas ampliaram o prazo para quitação do financiamento para duas vezes o período de duração do curso. Para estimular a matrícula em cursos definidos como prioritários pelo MEC, a taxa de juros do Fies para licenciaturas, pedagogia, normal superior e tecnologia caiu de 6,5% para 3,5%.

Outra mudança está a permissão para que os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) que tenham bolsas parciais de até 50% possam financiar a outra metade da mensalidade. Depois de formado, o aluno tem seis meses para começar a pagar as prestações. Antes, ele tinha apenas 30 dias.

O governo estuda ainda o financiamento de 100% das mensalidades se o estudante se dispuser a trabalhar, depois de formado, em cidades do interior do país.

O prazo para quitar a o empréstimo também está maior, passou de dois para cinco anos. O estudante que não tiver um bem como garantia, poderá ser avalizado por outros cinco alunos também participantes do programa.

Haddad anunciou oficialmente as mudanças durante sua participação no Fórum Mundial de Educação da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu, que tem como tema este ano a educação cidadã. Só no Rio de Janeiro, o MEC estima em 3.092 o número de alunos que têm bolsa parcial de 50% da mensalidade.

Pela manhã, o ministro visitou as obras do campus da extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Nova Iguaçu ao lado do prefeito Lindberg Farias (PT). A unidade oferecerá cursos de administração, turismo, economia, história, pedagogia e matemática e deverá atrair estudantes de toda a Baixada Fluminense.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/182992/visualizar/