Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Março de 2008 às 19:18

    Imprimir


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Acre, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Amapá, Tocantins, Pará, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Amazonas, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Nestes dias 28 e 29, a permanência de áreas de instabilidades tropicais sobre grande parte da região Nordeste manterá as condições de chuva em Sergipe e Alagoas. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, principalmente, no interior dos dois Estados. No mesmo período, o deslocamento de uma frente fria pelo litoral da região Sul organiza áreas de instabilidade que provocarão pancadas de chuva no Paraná e sul e centro-oeste do Mato Grosso do Sul. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 60 km/hora.

Entre os dias 28 e 30, áreas de instabilidades tropicais formam nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva no Acre, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, principalmente, no centro-norte do Mato Grosso e centro-norte de Goiás. No Espírito Santo e centro-norte, leste e sul de Minas Gerais a chuva será acompanhada de rajadas de vento entre 40 e 60 km/hora.

Deste dia 28 até o próximo dia 31, a permanência de áreas de instabilidades tropicais sobre grande parte da região Nordeste manterá as condições de chuva no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Persiste o alerta que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, principalmente, no interior dos três Estados.

Neste dia 29, áreas de instabilidade associadas dão origem a nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva em boa parte de São Paulo. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 60 km/hora no sul, centro-leste e nordeste do Estado. Sábado (29/03) e domingo (30/03), a áreas de instabilidades tropicais manterão as condições de chuva em Rondônia, Amazonas e Rio de Janeiro. Persiste o alerta que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas. No Rio de Janeiro, a chuva será acompanhada de rajadas de vento entre 40 e 60 km/hora.

Entre os dias 29 e 31, a permanência de áreas de instabilidades tropicais manterá as condições de chuva no Amapá, Tocantins, Pará, Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí. Persiste o alerta que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas no centro-sul do Amapá e em todo a Bahia, com exceção do leste do Estado.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais.

Os alertas preventivos emitidos para BA, CE, PI, MA, RN, PB, PE, MS, MG, ES e RJ são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas preventivos são baseados em informações do Cptec.





Fonte: Da redação/MI

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/183016/visualizar/